O Google é conhecido por trazer alguns "easter eggs" no Android, seu sistema operacional para celulares. A expressão é usada para definir algo que está escondido e não é perceptível em um primeiro momento, podendo estar presente em filmes, séries, sites, programas e jogos. Desde a versão 2.3 Gingerbread do Android, usuários começaram a notar essas pequenas surpresas, que acompanharam as novas versões do software.

Confira, na lista abaixo, os jogos escondidos em versões mais recentes e mais antigas do sistema operacional móvel do Google, desde a versão 2.3 até o Android 10, e veja como acessar cada easter egg no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Android 2.3 (Gingerbread)

O primeiro easter egg disponibilizado pelo sistema operacional do Google veio acompanhado da versão 2.3 do Android, conhecida como Gingerbread. Para acessá-lo, é necessário ir até as configurações do celular e localizar a seção "Sobre o aparelho". Em seguida, ao encontrar a versão do Android, é preciso tocar sobre ela várias vezes para, assim, a temida foto do robô-mascote do sistema operacional aparecer, com vários zumbis à sua volta.

2. Android 3.0 (Honeycomb)

O Android 3.0 Honeycomb foi uma versão produzida para aparelhos com telas grandes, direcionada a tablets. O ano de lançamento do sistema operacional foi o mesmo de estreia do filme Tron: O Legado e, por este motivo, o easter egg do droid em formato de abelha tinha cores em azul-neon, que imitavam a estética do filme.

Para acessar o easter egg do Honeycomb, o passo a passo é o mesmo: ir até as configurações do dispositivo, localizar a aba "Sobre o aparelho" e a versão do Android correspondente. Tocando seguidamente sobre a caixa com a versão do Android, a imagem escondida aparece na tela.

3. Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

A versão 4.0 do Android também trouxe novidades aos easter eggs do sistema operacional, já que foi a primeira a disponibilizar duas etapas com as surpresas. Na primeira parte, seguindo o mesmo passo a passo de sempre, uma imagem do robô-mascote do sistema aparece na tela com desenho pixelado, vestindo uma roupa de sanduíche de sorvete (Ice Cream Sandwich). Pressionando a tela por alguns segundos surgem vários robôs voando pelo espaço, em uma alusão ao meme do Nyan Cat.

4. Android 4.1 (Jelly Bean)

O easter egg da versão 4.1 do Android, batizada de Jelly Bean, também consistia em duas etapas das "surpresinhas". Em um primeiro momento, tocando repetidas vezes sobre a versão do Android, uma jujuba sorridente aparecia. Ao continuar tocando sobre a imagem, a jujuba com antenas sumia e uma tela com outras balinhas flutuantes dava lugar à jujuba sorridente, e era possível interagir com os doces e movimentá-los.

5. Android 4.4 (KitKat)

A versão 4.4 do Android foi além da 4.1 do sistema operacional, com três etapas de easter eggs. Na primeira parte, um "K" tomava a tela, e era possível girá-lo. Na segunda parte, após alguns toques, um logotipo em vermelho semelhante ao do KitKat com as inscrições "Android" salta sobre a tela. Na terceira e última parte do easter egg, é possível ver um menu com doces e droids coloridos que se movem aleatoriamente pela tela.

6. Android 5.0 (Lollipop)

O Android Lollipop trouxe um easter egg de um game similar a um outro já bem conhecido: o Flappy Bird. Ao prosseguir com os passos para acessar as surpresas, tocando sobre a versão 5.0 do Android, a primeira imagem que aparece é a de um pirulito com a logotipo "L

... ollipop".

Tocando seguidas vezes sobre o pirulito, é possível fazer com que ele mude de cor e, ao pressionar a tela, você consegue abrir o jogo. Os comandos são os mesmos do Flappy Bird, e é preciso tocar sobre a tela para que o robô continue voando, lembrando que ele não pode encostar nos pirulitos, senão o game acaba.

7. Android 6.0 (Marshmallow)

O Android 6.0 (M) também trouxe um jogo semelhante ao Flappy Bird, famoso game no qual é preciso fazer com que o pássaro passe entre colunas, tocando rapidamente na tela do celular para manter o voo da ave. No Android Marshmallow, para desvendar o easter egg, é preciso acessar as configurações do dispositivo e prosseguir com os mesmos passos de sempre.

Um ícone com a logo do sistema operacional aparece na tela. Toque nela três vezes e, logo depois, toque mais algumas vezes sobre a tela e a mantenha pressionada. O jogo aparecerá em seguida e, para brincar, basta usar os mesmos comandos já conhecidos do Flappy Bird.

8. Android 7.0 (Nougat)

A versão 7.0 do sistema operacional, batizada de Android Nougat, trouxe um jogo inspirado no game japonês Neko Atsume, que tem o objetivo de atrair gatos com guloseimas, para, assim, colecioná-los. Para acessar o easter egg, é preciso ir até as configurações do celular e localizar a versão do Android. Tocando sobre a versão várias vezes, um ícone com a logo aparecerá na tela. Toque sobre ela e segure para que um gatinho apareça.

Volte para a tela inicial e desça com a central de notificações para acessar o botão de "Editar", para assim encontrar a opção "Android Easter Egg" e adicioná-la aos atalhos rápidos. Pronto, o jogo está pronto para ser jogado. Agora, é preciso escolher um tipo de alimento para atrair os gatinhos, para então procurar e colecionar todos eles.

9. Android 8.0 (Oreo)

O Android 8.0 (O) apresentou um easter egg também interativo e com duas etapas. Ao tocar várias vezes na seção que contém a versão do sistema operacional, um biscoito amarelo salta na tela. Na segunda parte, ao tocar sobre o biscoito e pressionar, um polvo aparece no fundo do mar, e é possível interagir com ele controlando seus movimentos debaixo d'água.

10. Android 9.0 (Pie)

No Android 9.0 (P), a surpresa escondida também pode ser acessada como das outras vezes, tocando várias vezes sobre a caixa contendo informações sobre versão do sistema operacional. Depois de algumas tentativas, uma imagem bem colorida com um "P" toma a tela e se movimenta à medida que são feitos toques sobre ela.

Uma segunda etapa do easter egg também está disponível para alguns celulares, e para acessá-la é necessário tocar sobre o "P" e segurar a tela para que ela apareça. Um novo quadro em branco salta sobre a tela, e é possível fazer inscrições sobre ele.

11. Android 10

O último easter egg disponível até o momento encontra-se no sistema do Google mais recente, o Android 10. Tocando sobre a nova versão do software, a incrição "Android 10" salta sobre a tela e, com mais alguns toques, é possível transformá-la em "Android Q", próxima letra que seria adotada para nomear o sistema. Na terceira parte, surge um jogo no estilo Nonogram, game de lógica que consiste em pintar um dado número de quadrados para que uma determinada imagem seja formada.

Qual é o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo