Os grupos "chatos" do WhatsApp são famosos por encher o aplicativo de notificações. Mas existem algumas dicas bem simples para seguir e se livrar de conversas coletivas inconvenientes, como bloquear os administradores, desativar as notificações para sempre e até mesmo sair várias vezes do grupo. Na lista a seguir, o TechTudo separou cinco dicas importantes para que você enfim se livre dos grupos chatos no WhatsApp em celulares com Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desativar notificações para sempre

O WhatsApp ganhou no mês passado uma função para silenciar conversas para sempre, o que impede o envio de notificações inconvenientes sem precisar sair do chat. Às vezes, o usuário não quer ou não pode se remover de um certo grupo de mensagens, mas, mesmo assim, não quer ser incomodado. Com esse recurso, é possível continuar na conversa, mas optar por não receber alertas durante oito horas, uma semana e, inclusive, por tempo indeterminado. Ou seja, o usuário pode ter um grupo silenciado para sempre e nunca mais ser incomodado por notificações.

2. Arquivar o grupo

Outra possibilidade para não se incomodar mais com chats no WhatsApp é arquivar o grupo. O ideal é silenciar e ocultar a conversa, assim ela não aparece na lista de mensagens recentes e não envia novas notificações ao usuário. A funcionalidade é essencial para aqueles que não podem sair dos grupos, mas já se cansaram das notificações constantes. No entanto, vale lembrar que, ao receber alguma mensagem daquele grupo ocultado, ele retornará para a lista de conversas recentes, porém sem notificação alguma no celular. Quando isso acontecer, basta arquivá-lo novamente.

3. Escolher quem pode te adicionar a grupos

É possível escolher os usuários que podem te adicionar a grupos no mensageiro para fugir de chats coletivos inconvenientes. Entre as opções disponíveis estão "Todos", "Meus contatos" e "Meus contatos, exceto...". Este ajuste de privacidade do WhatsApp dá mais segurança aos usuários, impossibilitando que determinados amigos te adicionem a grupos sem que você queira. Além disso, não é possível que algum desconhecido que tenha apenas seu número coloque você em algum chat.

4. Bloquear os administradores do grupo

Bloquear os administradores permite que o usuário não seja mais adicionado ao grupo por aquela conta do WhatsApp. Ou seja, bloquear o contato que sempre te coloca em grupos indesejados é a solução para fugir da inconveniência de conversas chatas no mensageiro. Quando o contato tentar te adicionar, surgirá a mensagem "Não foi possível adicionar participante" no aplicativo.

5. Sair dos grupos várias vezes

Ficar saindo dos grupos indesejados repetidamente é uma solução para quem não quer fazer parte de chats coletivos. Em 2018, o WhatsApp anunciou uma espécie de bloqueio que impede que os usuários sejam adicionados várias vezes aos grupos de que já saíram. Ou seja, a função reconhece que o dono da conta se removeu diversas vezes de um grupo e impossibilita, por um intervalo determinado, que ele s

... eja adicionado de novo à mesma conversa. A mensagem que surge é igual a quando o administrador é bloqueado: "Não foi possível adicionar participante".

A ferramenta funciona como a tela de bloqueio do iPhone quando alguém digita o código errado várias vezes. O tempo de espera para adicionar pessoas em grupos aumenta gradativamente, assim como o tempo de espera para inserir a senha novamente no celular. Dessa forma, se o usuário sair constantemente do grupo, será mais difícil colocá-lo de volta.

Qual função ainda falta no WhatsApp? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo