O Google Notícias começa a mostrar, a partir desta quinta-feira (5), um novo painel sobre as eleições 2020 no Brasil. A versão web e os aplicativos do agregador de notícias para Android e iPhone (iOS) ganham uma seção dedicada à checagem de fatos e a conteúdos provenientes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Google, a iniciativa é inédita no mundo e tem o objetivo de combater a desinformação durante o pleito municipal.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, após o primeiro turno, que será realizado no dia 15 de novembro, o serviço do Google irá disponibilizar a apuração dos votos em tempo real com dados do TSE. A iniciativa, nesse caso, se assemelha ao que ocorreu em anos anteriores e acontece nesta semana para as eleições americanas.

A nova seção das eleições 2020 no Google Notícias promete trazer conteúdo produzido pelo TSE sobre a importância do voto, os protocolos sanitários adotados em razão da COVID-19, além de informações oficiais sobre as eleições municipais. Junto com os fatos checados por agências de verificação e veículos de jornalismo sobre as eleições 2020, os materiais aparecerão também na seção “Manchetes” da página inicial.

A novidade é fruto da parceria entre Google e TSE selada em outubro, no âmbito do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Além da checagem de notícias e apuração de votos, o buscador promete trazer resultados mais ágeis para as dúvidas mais comuns dos cidadãos. A pesquisa sobre “como votar”, por exemplo, traz como primeiro resultado um card com informação oficial do Tribunal. Além disso, o Google lançou uma página especial das eleições 2020 no Google Trends e anunciou uma sér

... ie de lives sobre o tema no YouTube.

Veja também: Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo