Um smartwatch que o próprio usuário “pode montar” está sendo desenvolvido no Reino Unido. A empresa Blocks Wearables, que havia apresentado o conceito do relógio na edição deste ano da feira de tecnologia CES, agora está produzindo o gadget e começará a pré-venda nos próximos meses.

Projeto Ara, celular modular do Google, pode chegar em 2015 por US$ 50

Blocks: relógio customizável pelo usuário chegará em breve (Foto: Divulgação)

O nome do acessório é Blocks, e a empresa anunciou nesta terça-feira (2) que ele terá processador Qualcomm Snapdragon 400 no seu módulo principal. Mas é só isso que o gadget terá como padrão em hardware. De resto, o usuário poderá adicionar “módulos” com outros tipos de conteúdo.

A ideia é semelhante ao Project Ara, da Google, que visa fazer isso com celulares. Os “módulos” são pequenas peças que vão sendo encaixadas, tornando a experiência de usar o gadget totalmente customizável. Os usuários podem, por exemplo, adquirir um modelo básico e depois incrementar.

No caso do Blocks, algumas das possibilidades que podem ser adicionadas ao relógio são: baterias extras, módulo GPS, rede de dados, sistema de pagamentos e monitor de batimentos cardíacos. Segundo os desenvolvedores, este é apenas o começo, e existe um projeto para criar mais módulos no futuro.

O bloco principal, além do processador, tem um sensor de movimento e Bluetooth, e já é o suficiente para realizar tarefas como a integração com celulares Android e iOS para ter leitura de notificações, mensagens e e-mails, além de rastreamento de movimentos para aplicativos fitness, por exemplo.

Outro detalhe interessante: apesar de ser um dispositivo vestível, o smartwatch modular rodará o Android 5.0 (Lollipop), e não o Android Wear. E os desenvolvedores

... garantem que o aparelho terá compatibilidade com o iPhone. Ou seja, parece bem promissor. No entanto ainda é preciso ter calma para vê-lo no mercado.

A moda dos smartwatches vai pegar? Dê sua opinião no Fórum TechTudo 

Para ser lançado, o smartwatch precisará de fundos, e por isso a Blocks Wearables está planejando uma campanha de crowdfunding para os próximos meses para tirá-lo do papel. 

Via The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo