A Bixby é a assistente virtual da Samsung, que acompanha os modelos mais recentes de smartphones da empresa sul-coreana. Ela permite fazer pesquisas rápidas, ativar alarmes e configurar um horário para o despertador tocar, além de pular faixas em aplicativos de música e digitar frases inteiras utilizando apenas comandos de voz. A assistente virtual também possui integração com a loja de e-commerce na Samsung, facilitando as compras por meio da voz.

Na lista abaixo, o TechTudo traz quatro perguntas e respostas sobre a Bixby e explica como a assistente virtual da Samsung funciona. Nas linhas a seguir, saiba como ativar e desativar a Bixby e veja as semelhanças e principais diferenças entre as assistentes da Samsung, Google e Apple.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é Bixby?

A assistente virtual da Samsung foi anunciada no início de 2017 e acompanhou o lançamento do Galaxy S8, modelo top de linha da gigante sul-coreana na época. Desenvolvida para competir com a Siri e Google Assistente, a Bixby foi lançada oficialmente em português no Brasil em fevereiro, e promete ser superior às suas rivais por utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que é capaz de aprender e memorizar padrões de comportamento de usuários e recomendar rotinas personalizadas a partir de suas preferências individuais.

A Bixby está disponível para celulares Galaxy Note a partir do Note 8, linha S do S8 em diante, linha A, incluindo A9 Star, A9 de 2018, A8s, modelos do A50 ao A90, incluindo os mais recentes, como o A51 e A71. Os modelos dobráveis Galaxy Fold, Fold 2 e Z Flip também possuem suporte para a assistente. Outros dispositivos também contam com a assistente, os tablets Galaxy Tab A, Active Pro, e modelos do S4 e smartwatches Galaxy Watch, Watch Active, Watch Active 2 e Watch 3.

2. Para o que serve a Bixby?

A Bixby tem o objetivo de facilitar o acesso a algumas funções e serviços disponíveis no celular, a partir do uso de comandos de voz. A assistente também permite criar comandos personalizados, como os que tiram fotos ou ajustam o volume da mídia quando você sai para correr, por exemplo. Além disso, o Bixby Routines é capaz de aprender sobre os padrões de utilização da ferramenta e, assim, consegue definir e recomendar uma rotina com base no uso da assistente.

A Bixby ainda possui outro recurso integrado, o Bixby Visão. A função promete reconhecer pontos turísticos utilizando a câmera do celular e permite traduzir pequenos textos a partir de fotos. O recurso de acessibilidade também consegue descrever imagens, identificar cores e cenas em tempo real, além de identificar objetos em fotos e ler placas ao reconhecer textos.

3. Como ativar e desativar a Bixby?

A Bixby pode ser desativada no celular em poucos passos. Na tela inicial do smartphone, toque e segure sobre um espaço vazio para expandir as páginas, como se fosse editá-las. Em seguida, deslize a tela até encontrar o painel da Bixby e desative o interruptor ao lado de "Hello Bixby".

Como a assistente também tem um botão físico dedicado, mesmo ao desativá-la na tela inicial do celular, ainda é possível habilitá-la tocando sobre a tecla. Para desabilitar a Bixby ao pressionar o botão físico dedicado, você deve tocar sobre ele e, em seguida, acessar as configurações da assistente. Depois disso, basta tocar sobre a chave ao lado de "Tecla Bixby" para desativá-la.

Caso queira habilitar e ativar a Bixby mais tarde, o procedimento é o mesmo e basta tocar sobre o interruptor até que ele fique azul

... novamente.

4. Comparação com Siri e Google Assistente

A Bixby promete ser superior às suas rivais, Siri e Google Assistente. Usuários de smartphones da Samsung, no entanto, têm acesso à Bixby e à Google Assistente em seus celulares, já que ambas vêm instaladas de fábrica nos modelos da sul-coreana.

A assistente virtual da Samsung se difere da concorrente do Google por possuir um programa de rotinas individualizadas para usuários. Além disso, a Bixby possui integração com a loja da Samsung, o que pode facilitar compras no app de e-commerce da companhia. No entanto, as funções básicas das assistentes são as mesmas e você consegue fazer pesquisas, pular faixas em aplicativos de música, criar alarmes e abrir a câmera para tirar uma foto, por exemplo, utilizando tanto a Bixby quanto a Google Assistente.

Via Samsung

A Google Assistente supera a Siri? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo