O Instagram pode punir usuários que violam diretrizes e termos de uso da rede social em mensagens privadas. Do mesmo modo que ocorre com posts e comentários, interações no Direct também podem render sanções que vão desde a remoção do conteúdo até a desativação do perfil, em casos mais graves. As regras envolvem restrições como o assunto da conversa, o método de disparo e a eventual prática de crime previsto em lei. Veja, a seguir, oito condutas que devem ser evitadas na rede para preservar a sua conta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Spam

O Instagram proíbe a prática de spam, comentários ou conteúdos repetitivos e a importunação de pessoas com a insistência de contato para fins comerciais, sem o consentimento delas. A plataforma tem o objetivo de coibir mensagens geradas por bots e a disseminação em massa de anúncios e serviços, inclusive, a venda de curtidas e seguidores. O combate ao spam é visto como uma maneira de eliminar conteúdos indesejados pelos usuários, além de trocas artificiais de avaliações, comentários e likes a fim de promover interações honestas entre a comunidade.

Veja também: Como usar hashtag no instagram? 3 dicas para aproveitar o recurso

2. Assédio ou bullying

Para proteger seus usuários de conteúdos nocivos e de condutas abusivas, as diretrizes do Instagram preveem a remoção de mensagens indesejadas, discriminatórias e de conteúdos que ataquem pessoas com a intenção de constrangê-las ou humilhá-las. A mesma regra vale para o compartilhamento de capturas de telas que expõem usuários e chamam atenção para determinada conduta. Segundo o Instagram, expor um terceiro configura assédio mesmo que a atitude em questão seja considerada incorreta.

3. Fotos e vídeos com teor sexual (nudes)

O Instagram proíbe a veiculação de nudez, conteúdos que mostrem relações sexuais, genitais, nádegas totalmente expostas, fotos de mamilos femininos e crianças nuas ou parcialmente nuas. Nesse último caso, nem mesmo pais “com boas intenções”, como descreve o Instagram, podem publicar imagens de filhos sem roupa.

A nudez é proibida por conta dos usuários menores de idade (a partir dos 13 anos) que acessam a rede social, o que requer maior cuidado com os conteúdos veiculados. Além disso, o Instagram visa evitar que fotos e vídeos não autorizados sejam utilizados para vingança (revenge porn), propagação de pornografia infantil ou outros usos ilícitos. As diretrizes, no entanto, contemplam exceções. É o caso de fotos de cicatrizes causadas por mastectomia, mulheres amamentando e imagens de cunho artístico referentes a pinturas e esculturas.

4. Chantagem

Assim como o assédio e o bullying são condutas proibidas, o envio de conteúdos que apresentem ameaças, discursos de ódio e informações pessoais com o intuito de chantagear usuários também são completamente proibidos pelo Instagram.

Além disso, a plataforma desautoriza qualquer ameaça à segurança pública e pessoal dos usuários. Isso inclui tanto ameaças específicas de danos físicos quanto ameaças de roubos, vandalismo e outras lesões de caráter financeiro. Segundo a empresa, as denúncias são analisadas criteriosamente antes de serem caracterizadas como reais. Dessa forma, o conteúdo só é removido e a conta eventualmente excluída, portanto, caso o post se enquadre nesse critério.

5. Conteúdos que infrinjam a lei

O Instagram proíbe o compartilhamento de conteúdos que infrinjam a lei. Os usuários que trocam mensagens com conteúdo que indique práticas enganosas, fraudulentas, com finalidade ilegal ou não autorizadas podem perder completamente

... o acesso à conta.

Entre as proibições legais também estão previstas a violação de direitos autorais e a utilização da identidade de terceiros. Embora o Instagram não exija comprovação de identidade, o usuário não pode se passar por outras pessoas ou criar contas em nome alheio, a menos que tenha permissão expressa para isso.

O Instagram proíbe, ainda, qualquer manifestação de apoio ou exaltação ao terrorismo, práticas de crime organizado, a formação de grupos de ódio e a oferta de serviços sexuais. Além disso, não é permitido a venda ou compra de armas de fogo, álcool, produtos de fumo ou drogas entre pessoas físicas, mesmo que sejam legais no país ou na região do usuário.

A venda de animais vivos entre pessoas físicas e a organização de eventos de caça e venda de espécies ameaçadas de extinção também são proibições previstas nos termos de uso da plataforma. Por isso, mensagens privadas com esse tipo de conteúdo acarretam punições.

6. Automutilação

Os usuários devem ficar atentos à proibição de conteúdos que fomentam práticas de automutilação e autoflagelação. De acordo com as diretrizes da plataforma, uma conta alvo de denúncia desse tipo também pode ser desativada. O mesmo se aplica aos conteúdos que identificam vítimas ou sobreviventes de automutilação quando usados com finalidade humorística e fora de contextos de conscientização.

7. Violência explícita

O Instagram não tolera o compartilhamento de imagens de crueldade explícita com fins de exaltação da violência. Entretanto, ciente do caráter educativo de algumas postagens, a plataforma abre exceção para eventos, e posts com o objetivo de condenar ou conscientizar acerca destas práticas. Porém, a rede social recomenda cuidados especiais, como a adição de legendas avisando sobre a presença de imagens explícitas de violência.

8. Mensagens automáticas

O uso de bots (robôs) para criação de contas e coleta de informações sem a permissão expressa do Instagram não é permitido. Portanto, perfis que se enquadrem nessa característica e que sejam utilizados para o disparo de mensagens automatizadas em massa estão proibidos.

Via Instagram

Instagram não deixa repostar Stories de outra pessoa: o que fazer? Descubra no Fórum do Tech Tudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo