A atualização de outubro do Windows 10 foi liberada pela Microsoft na última terça-feira (20) Microsoft. O pacote, também designado como 20H2, é gratuito e, ao contrário de edições anteriores, não promove mudanças radicais no sistema operacional. Entre os destaques, está um novo design para o Menu Iniciar e a troca do navegador Microsoft Edge pela nova versão baseada no Chrome, para quem ainda não tinha feito o upgrade manualmente. Com isso, o comando ALT+TAB agora passa a considerar também abas do Edge.

O sistema para PC conta ainda com outras pequenas mudanças e correções em notificações, no app Configurações e na barra de tarefas. Essa é a segunda grande atualização que a plataforma recebe este ano. Normalmente, o Windows ganha ou update em maio e outro em outubro. A seguir, veja todas as novidades e como atualizar o Windows 10.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novidades da atualização de outubro do Windows 10

De todas as novidades, a mudança do Menu Iniciar é a mais perceptível. A interface do menu passa a contar com um efeito de transparência e ganha ícones com fundo que acompanha o tema usado sistema. O interessante é que quem preferir poderá reverter essa mudança nas configurações do menu.

Outra mudança perceptível é a chegada do Microsoft Edge baseado no Chrome, que passa a substituir a antiga versão com tecnologia própria da empresa. O novo navegador é mais rápido e ainda oferece compatibilidade com extensões originalmente desenvolvidas para o rival do Google.

Além disso, uma nova edição do aplicativo Seu Telefone marca presença no update de outubro. Com ele, donos de celulares Samsung podem rodar apps do smartphone direto no PC. Antes, para usar o recurso, era necessário atualizar o Seu Telefone manualmente.

Outra característica importante do update é a possibilidade de mudar a taxa de atualização de tela, sem precisar acessar a opção do Painel de Controle, que está cada vez mais perto do fim. O recurso é interessante especialmente para quem tem tela com mais de 60 Hz, permitindo fixar o Windows 10 em taxas que tornam a interface mais fluída.

Além disso, algumas novidades menores também fazem parte do pacote 20H2 de atualizações. O atalho de teclado ALT+TAB passará a mostrar também todas as guias abertas do Edge em meio às suas janelas, a barra de tarefas passa a permitir fixar páginas de Internet do navegador e a Microsoft finalmente parece ter resolvido o bombardeio de notificações do assistência de foco: o recurso fica desativado por padrão no sistema a partir de agora, mas pode ser reativado, caso o usuário deseje.

Veja também: como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como baixar a atualização de outubro no Windows 10 automaticamente

A Microsoft libera a atualização de outubro de forma incremental durante as primeiras semanas. Isso quer dizer que o update pode não aparecer para você durante esse período, mesmo que você consulte o Windows Update. Em todo caso, para tentar, faça o seguinte procedimento:

Passo 1. Abra o app “Configurações” do Windows 10 e acesse a opção “Atualizações e segurança”;;

Passo 2. Clique em “Verificar se há atualizações”;

Passo 3. Se seu sistema estiver elegível para receber a atualização, você poderá iniciar o download diretamente pelo Windows Update.

Como forçar a atualização do Windows

Para quem tem mais pressa, é possível forçar a atualização do pacote de outubro de 2020 do Windows 10 por meio de uma ferramenta da Microsoft. Para isso, siga os passos ab

... aixo:

Passo 1. Visite o endereço www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 e clique em “Atualizar agora” para baixar o app;

Passo 2. Execute o app baixado em seu computador (não é preciso instalar). Então, é só clicar em “Atualizar agora”;

Passo 3. O programa irá fazer algumas checagens no seu computador para garantir compatibilidade com a atualização e, em seguida, vai iniciar o processo de download.

Passo 4. O tempo de download varia conforme a velocidade da sua conexão com a Internet. Você pode minimizar o app e deixá-lo trabalhando enquanto usa seu computador normalmente.

Passo 5. Depois de baixar e iniciar a instalação preliminar do update, o app da Microsoft irá avisar você que é necessário reiniciar o computador para concluir o procedimento. Lembre-se de deixar tudo salvo nos programas abertos, já que há uma contagem regressiva para uma reinicialização automática do sistema.

Passo 6: A partir de então, seu computador irá passar pelos processos de reinicialização que são parte das grandes atualizações do Windows 10. Basta aguardar alguns minutos e seu PC estará atualizado.

Qual a melhor versão do Windows 10 para comprar? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo