O gift card é um cartão pré-pago que contém créditos para serem utilizados em serviços online, como Spotify, Sem Parar e Netflix. Além disso, eles são bastante utilizados para comprar jogos e itens em games sem a necessidade de um cartão de crédito. Existem diferentes modalidades de gift card. Os usuários podem comprar os cartões físicos em lojas do varejo, receber o código ao realizar a compra no e-commerce ou até gerar cartões virtuais nas plataformas próprias de alguns serviços.

Como existem gift cards para diversas plataformas, o cartão é uma boa opção para dar de presente para amigos e familiares. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada como forma de controlar os gastos mensais do cartão de crédito com assinaturas. A seguir, o TechTudo separou sete perguntas e respostas sobre o gift cards. Entenda o que é e como funciona a tecnologia.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é gift card?

O gift card é um cartão presente que funciona como uma recarga pré-paga para realizar compras online em lojas, plataformas de streaming, aplicativos com serviços pagos e jogos. É possível encontrar cartões com diferentes valores de crédito, o que o torna uma boa opção para dar de presente, pois o usuário pode escolher a melhor forma de gastá-lo naquele serviço.

2. Como usar um gift card?

Após comprar um gift card, o usuário deve registrá-lo para usar os créditos. Para isso, é preciso entrar no site informado durante a compra ou atrás do cartão e preencher o PIN do gift card. O procedimento é bastante semelhante em serviços como Steam, Netflix, Amazon, PSN, Spotify, Google Play, Free Fire, LOL, Xbox One, entre outros. Basta seguir as instruções de cada um dos cartões.

Depois de informar o código, o valor do gift card fica disponível como saldo online para fazer compras dentro dos sites e serviços. Nos jogos, o valor do cartão é convertido para a moeda interna, como os diamantes no Free Fire. Já os cartões do Google Play e da Steam, por exemplo, podem ser utilizados para comprar aplicativos e jogos das plataformas.

3. Onde comprar gift card?

É possível comprar gift card de diversas marcas em lojas físicas e virtuais. A Americanas, por exemplo, é uma das opçoes que vendem o cartão presente do Google Play, da Steam, Netflix e outros no e-commerce e nas lojas. Além dela, é possível comprar gift card no Submarino, Extra, Magazine Luiza e em outros comércios varejistas.

Veja também: Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

4. É possível resgatar um gift card usado?

Não é possível resgatar um gift card que já foi usado, pois cada cartão presente possui um código único. Após informar o PIN do cartão comprado, ele perde a validade e o valor só poderá ser utilizado dentro da plataforma com os dados de login do usuário. Além disso, o saldo online de alguns gift cards expiram após um período determinado pela empresa.

5. O que é gerador de gift card?

O gerador de gift card é uma ferramenta online para criar códigos de cartão presente e utilizá-los sem precisar esperar o produto comprado na Internet chegar ou ir até a loja física. Algumas empresas oferecem a opção de gerar o PIN para os assinantes. Além disso, existem geradores de gift card que criam códigos de graça, mas a prática não é recomendada. No entanto, algumas vezes o PIN pode não funcionar e ser uma fraude, por isso sempre tome cuidado.

6. Quais são as vantagens de usar um gift card?

Quem usa um gift card tem dir

... eito a algumas vantagens. Para os serviços de assinatura, como a Netflix e Spotify, por exemplo, o usuário pode comprar um cartão que equivale à assinatura de seis meses. Assim, ela passa a ser pré-paga, não é necessário realizar o pagamento todo mês e, após o prazo expirar, a inscrição é cancelada.

Para os gift cards de lojas e jogos, a vantagem é poder comprar produtos e serviços com o saldo disponível, o que evita gastar mais do que o desejado. Além disso, o cartão presente é uma maneira de os pais controlarem com o que os filhos gastam nas plataformas de jogos, como a Steam, por exemplo.

7. O que é um e-gift card?

O e-gift card funciona da mesma forma como o gift card, mas não possui a versão física. É possível comprar o e-gift card na Internet, dentro do próprio site de alguns serviços, e ele é enviado para a pessoa presenteada por e-mail. Na Amazon, por exemplo, você pode personalizar a imagem do cartão de presente virtual, o valor, a data em que ele será enviado e a mensagem.

Como usar o Gift Card da App Store? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo