Valorant é o FPS 5x5 tático da Riot Games, desenvolvedora de League of Legends (LoL) e Legends of Runeterra (LoR), disponível para download grátis no PC. O game de tiro possui diversos personagens e habilidades, bem como mapas e modos distintos. Para jogadores iniciantes, é normal se sentir perdido no meio das informações. No entanto, algumas dicas como checar o mapa, manter a comunicação com o time e caminhar enquanto atira podem ser úteis para melhorar o desempenho ao longo das partidas. Veja, a seguir, dez dicas para iniciantes que acabaram de baixar Valorant.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como as partidas funcionam?

Valorant faz parte dos chamados FPS táticos. Dito isso, fica clara a importância da elaboração de uma boa estratégia para dominar os rounds e vencer partidas com mais facilidade. A movimentação, o trabalho em equipe e a criatividade são úteis na hora de derrotar seus adversários. Porém, como funciona o game?

A premissa básica gira em torno de dois times de cinco jogadores: os atacantes e os defensores, cada um com seus objetivos. Quem está no ataque deve plantar um artefato chamado "Spike" na base adversária e protegê-lo por determinado período. O lado da defesa deve impedir que isso aconteça e, portanto, desarmar a Spike plantada pelos oponentes.

Porém, também é possível conquistar a vitória ao eliminar todos os players do time inimigo. Após um certo número de rounds, quem estava atacando passa a defender e vice-versa. A primeira equipe que alcançar o total de 13 rounds se torna a vencedora da partida.

Caminhe

Essa dica pode parecer desinteressante, mas é bastante útil. Para agir com mais cautela e não atrair a atenção dos inimigos, é recomendável caminhar em vez de correr. Quando um jogador corre pelo mapa, seus adversários conseguem ouvi-lo de certas distâncias e, assim, seu time pode sofrer com perdas desnecessárias.

O mapa na tela exibe um círculo branco, que comunica ao player o quão distante seus passos estão sendo ouvidos. No entanto, a corrida pode ajudar em algumas situações, como quando não há adversários por perto, se locomover mais rápido entre os pontos ou fugir de situações indesejadas.

Pratique

Assim como ocorre em outros jogos, o modo treino é importante na sua trajetória como jogador. É interessante praticar a pontaria, as habilidades e treinar com agentes distintos no treinamento. Dessa forma, você aprende um pouco mais sobre o game e entende como certas atribuições funcionam, como os poderes dos personagens e seus tempos de recarga. Ao jogar com frequência e manter os esforços para aprender, é capaz da sua habilidade e conhecimento sobre o jogo aumentarem.

Não corra e atire

Esta é outra dica baseada em movimentação que é eficaz na hora de realizar jogadas. Correr e atirar são duas ações que, geralmente, não funcionam bem juntas. Ao localizar o inimigo, o ideal é tentar se manter estático, porque assim os tiros saem com uma precisão mais elevada e com mais chances de acertar o adversário. Quando você corre e atira, as balas se dispersam e a probabilidade do oponente sair vivo é alta. Essa dica não é tão fácil de seguir, o conselho é praticar e, aos poucos, evoluir a forma como você se movimenta.

Não recarregue sempre

A ação de recarregar a arma pode ser um vício para certos jogadores. Às vezes, quando há 80 de 100 balas no pente, por exemplo, alguns players sentem a necessidade de preencher o armamento por completo. Porém, no Valorant é possível realizar múltiplos abates sem descarregar um pente completamente. Portanto, evite recarregar a todo momento, porque o inimigo p

... ode te alcançar inesperadamente. Além disso, é raro encontrar um adversário totalmente sozinho, visto que é comum andar em duplas ou grupo durante as partidas.

Conheça os agentes

Ao jogar Valorant pela primeira vez, é normal se sentir perdido no meio de vários personagens e habilidades distintas. Por essa razão, é interessante conhecer cada agente e seus poderes, porque assim você expande seu conhecimento no jogo e se torna capaz de atuar como um jogador versátil ao longo das partidas. O modo treino é ideal para praticar com os personagens sem medo de errar ou ser julgado pelo time. Outro motivo para testar os diversos agentes é ter outras escolhas quando um aliado selecionar seu personagem favorito e, assim, evitar um desempenho ruim durante a partida.

Observe outros jogadores

Não há motivos para não aprender com outros jogadores. Assistir a uma stream ou vídeo do seu criador de conteúdo favorito pode ajudar a entender as mecânicas do jogo um pouco melhor. No YouTube, por exemplo, há diversos vídeos de players, casuais e profissionais, que mostram dicas, técnicas, curiosidades e outros tópicos quem ajudam a evoluir como jogador no Valorant. Aos poucos, com práticas e observações, você percebe pequenas mudanças na forma como se comporta nas partidas.

Comunicação

A comunicação é um dos principais fatores que levam os jogadores a vencer uma partida. É extremamente importante manter contato com sua equipe. Quando você se comunica com seu time, elaborar e repensar estratégias, pedir ajuda ou passar informações se torna um trabalho mais fácil e prático. O game possui um chat de voz próprio que o player pode configurar à vontade por meio das configurações. Porém, aplicativos como o Discord também são bastante úteis no quesito comunicação.

Olhe o mapa

Assim como em outros jogos, olhar o mapa em Valorant é útil para evitar problemas. Porém, como o jogo requer atenção constante, evite checar o mapa por muito tempo, porque você pode ser pego desprevenido. Conferir o mapa permite adquirir conhecimento de algumas informações:

  • Onde um agente morreu;
  • Onde está a Spike;
  • Onde estão as habilidades;
  • Onde seus aliados estão olhando;
  • O quão longe seus passos podem ser ouvidos pelos adversários;

Sons

O som é um dos fatores mais importantes em Valorant. A própria Riot Games, por meio do Instagram oficial do game no Brasil, postou a tabela acima para alertar quais ações o time inimigo pode escutar. Portanto, é importante configurar corretamente o áudio do seu headphone para um melhor desempenho durante as partidas. Dito isso, é recomendável sempre utilizar um fone para ouvir com clareza e não escutar música enquanto joga, porque dessa forma sua audição será prejudicada.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.

O que vocês estão achando de Valorant? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo