Locaweb é uma plataforma brasileira de hospedagem e computação na nuvem. Além do serviço básico de armazenar e deixar o site disponível para o público, a ferramenta oferece também oferece outros recursos. É possível criar sites do zero, ter um servidor de e-mail personalizado e até executar ações de marketing via e-mails.

A seguir, entenda o que é a Locaweb, como a plataforma funciona, e quais são os serviços, preços e formas de pagamento para colocar um site no ar. Veja também como criar um endereço personalizado para seus e-mails pessoais ou mesmo da sua empresa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Locaweb?

Locaweb é uma empresa brasileira que oferece serviços de hospedagem e de computação na nuvem para pessoas físicas e jurídicas. A plataforma possibilita a criação e manutenção de um site de Internet e conta com ferramentas específicas para lojas virtuais. Além disso, prometer um processo mais simplificado para iniciantes, servidores de e-mail para criar endereço personalizado, entre outros recursos.

Assim como outros provedores de hospedagem, a Locaweb funciona por meio de planos de assinatura com mensalidades que variam de acordo com o pacote de serviços contratado, espaço disponível para dados no servidor e outros detalhes. Uma vantagem, entretanto, são os valores em Reais, contra os preços praticados em Dólar por plataformas do exterior.

Recursos da Locaweb

De forma resumida, a Locaweb presta serviços de hospedagem: você contrata um plano para ter acesso a um servidor no qual seu site de Internet será armazenado. Assim, o público poderá acessá-lo. Além desse serviço básico, a Locaweb fornece estrutura para que você tenha um e-mail personalizado – algo como [email protected] –.

A plataforma ainda conta com pacotes de serviços mais específicos, como oferta de servidores VPS. Outra opção são os planos mais abrangentes, que incluem ferramenta para iniciantes criarem seus sites do zero, integração com o Wordpress, app de delivery próprio e customizável por restaurantes, telefonia VoIP e plataforma para e-mail marketing.

Valores da Locaweb

Os valores da Locaweb vão variar bastante em função do pacote contratado e do serviço. No plano mais básico, com hospedagem de site e servidor de e-mails, os preços partem de R$ 9,90 por o mês em um pacote com direito a um site, três e-mails de 10 GB de espaço cada e domínio (o direito de uso relacionado ao endereço do seu site) grátis por um ano.

Para algo mais fracionado, como contratar um plano de e-mail mais robusto, os preços mensais ficam em R$ 26,30 por um pacote com direito a 25 caixas postais, cada uma delas com armazenamento de até 15 GB de dados.

Quem pode contratar?

Os serviços da Locaweb são abertos a qualquer um que se sinta interessado: você não precisa ser uma empresa para contratar um plano de hospedagem para um site, ou um pacote para servidor de e-mails personalizado.

A plataforma ainda oferece diversas formas de pagamento: há a possibilidade de pagar com cartão de crédito, boleto bancário ou mesmo por meio de débito em conta corrente do banco Itaú.

Locaweb é segura?

Assim como outros serviços de hospedagem e computação na nuvem, a Locaweb precisa seguir normas e boas práticas do setor para garantir segurança aos seus clientes. Além disso, a plataforma é abriga sites grandes de empresas no Brasil e precisa garantir uma infraestrutura robusta e com bom nível de segurança. A Locaweb oferece certificados SSL para seus sites e conta com recurso de backup diário de informações.

É importante considerar que a segurança de um si

... te não depende exclusivamente da plataforma de hospedagem, mas sim em grande parte da qualidade de sua programação interna. Caso seu site seja customizado e construído sem as ferramentas integradas da Locaweb, grande parte do nível de segurança dependerá diretamente da qualidade do código interno da página.

O mesmo vale para e-mails. A Locaweb promete filtros de spam e outras ferramentas típicas de serviços de e-mail, mesmo gratuitos, No entanto, a segurança do serviço vai depender em grande medida do uso criterioso da plataforma e do cuidado em reconhecer e-mails falsos e anexos suspeitos.

Como criar um e-mail na Locaweb

Para criar um e-mail personalizado na Locawebé bem simples. Na página inicial da plataforma, basta escolher o plano que você deseja usar e clicar em “Contratar”. Na tela seguinte, você deverá determinar o pacote de serviços incluso no plano, como espaço disponível e caixas de entrada extras.

Nessa mesma página é preciso determinar se você terá de comprar um domínio, ou usar um já existente (caso o seu negócio já tenha um endereço www para aproveitar no e-mail). Na sequência, você será encaminhado para o pagamento. Com tudo pago, seu painel de controle já estará disponível no navegador e você poderá configurar apps como Outlook e equivalentes de celular para rodarem a sua caixa de entrada personalizada.

Como saber se uma loja online é confiável? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo