Quatro pessoas foram presas em uma operação contra o tráfico de drogas que contou com a ajuda de um drone em Guilin, na China. As imagens foram divulgadas na TV estatal CCTV e mostram o momento em que o suposto traficante chega a um local abandonado para fazer a transação. A polícia não revelou a data em que a ação aconteceu. No entanto, o uso das aeronaves no combate ao crime não é novidade para a polícia chinesa, que testa o uso da tecnologia para o gerenciamento de tráfego e captura de foragidos.

Segundo a polícia, o drone teria perseguido o suspeito em rota para o ponto de encontro enquanto transmitia as imagens para a equipe no solo. O traficante foi abordado em uma fábrica de tijolos abandonada, onde o cliente já o estaria esperando em um carro. Depois de os suspeitos trocarem drogas e dinheiro, a prisão foi feita.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A reação do público à ação, em geral, foi positiva. Usuários da rede social Weibo, conhecida como o Twitter chinês, elogiaram o uso da tecnologia pela polícia. Algumas pessoas ainda sugeriram que os drones deveriam ser equipados para executar os criminosos em flagrante. No entanto, outros se mostraram preocupados com a ideia de o governo utilizar o aparelho para vigiar a população permanente.

Esta não é a primeira vez em que autoridades chinesas usam drones em ações. Na província de Fujian, no sul do país, a polícia já usa os veículos para controlar infrações de trânsito e dar instruções a condutores, como ordenar motociclistas a usarem capacetes.

Outro caso que chamou a atenção foi a prisão de um homem de 63 anos, condenado por tráfico de pessoas e que estava foragido há 17 anos. Ele foi encontrado em uma área montanhosa após uma busca aérea que durou cerca de cinco horas.

Além disso, os drones foram usados durante a pandemia de Covid-19 também como forma de fiscalizar o cumprimento das medidas de isolamento social. Imagens capturadas nas ruas eram enviadas para a polícia com o objeti

... vo de impedir que a população comparecesse a encontros, deixasse de usar máscaras ou organizasse eventos.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo