Será que compensa comprar um PlayStation 4 (PS4) atualmente ou é melhor esperar pelo lançamento do PlayStation 5 (PS5)? O console de nova geração da Sony chega oficialmente ao Brasil em 19 de novembro e, como em toda época de transição, há muitas dúvidas se ainda vale a pena adquirir o videogame antigo. Com a alta tributação sobre jogos e consoles, além da desvalorização do real, uma escolha criteriosa é necessária para boa parte dos consumidores.

Em maio deste ano, a Sony revelou que o PlayStation 4 alcançou a marca de 110 milhões de unidades comercializadas e segue como o console mais vendido da geração. Desde o lançamento do aparelho em 2013, um vasto catálogo de games first e third-party também está à disposição dos jogadores. Com isso em mente, confira, a seguir, os prós e contras sobre comprar um PS4 hoje em dia.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PONTOS POSITIVOS

Exclusivos que ainda estão a caminho

A Sony já confirmou que os jogadores do PS4 ainda recebem alguns jogos exclusivos mesmo com o lançamento do PS5. Isso significa que os usuários não serão obrigados a comprar o novo videogame para experienciar títulos como Horizon: Forbidden West, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Kena: Bridge of Spirits.

Atualização gratuita de games selecionados para a nova geração

Durante esse período de transição, é comum que sejam lançados jogos conhecidos como cross-gen, que marcam presença em ambos os consoles, apesar das suas diferenças técnicas. A nova tendência das desenvolvedoras é oferecer gratuitamente versões de nova geração dos seus títulos para jogadores que comprarem nos consoles atuais – mas é preciso checar cada caso individualmente..

Entre os mais aguardados de 2020, Cyberpunk 2077 é um dos jogos que oferecem este benefício. Além dele, Kena: Bridge of Spirits também prometeu o upgrade gratuito. Isso significa que é possível comprar no PS4 e jogar no lançamento livre de peso na consciência e, depois, caso decida migrar para o PS5, aproveitar a melhor performance sem precisar comprar o game novamente.

Possível redução no preço

Com o lançamento do PS5 já à espreita, muitos varejistas podem oferecer descontos especiais para queimar estoque e pescar possíveis interessados. No entanto, a queda no preço não deve acontecer imediatamente após a chegada do novo console, e será preciso pesquisar bastante.

Uma outra possibilidade é comprar um PS4 no mercado de usados, pois muitos jogadores desejam vender o console atual para abater uma parte do valor de compra do PS5.

PONTOS NEGATIVOS

O console não deve receber exclusivos depois de 2021

Embora a Sony já tenha prometido a chegada de alguns exclusivos ao PS4 em 2021, isso dificilmente deve acontecer nos anos seguintes. Vale ressaltar também que o remake de Demon’s Souls, um dos jogos de lançamento do PS5, estará disponível apenas na nova geração. Ou seja: há chances de outros games previstos para o primeiro ano do Playstation 5 não aparecerem no console antigo.

Empresas third-party focando na nova geração

Algumas companhias third-party já confirmaram o lançamento de jogos exclusivamente para o novo console. Resident Evil Village, da Capcom, é um dos mais notórios a adotar esta prática, sendo seguido por nomes como The Elder Scrolls 6, StarField e Final Fan

... tasy XVI. Isso se deve principalmente ao hardware mais robusto do videogame, que utiliza tecnologias que não estão otimizadas ou simplesmente não seriam compatíveis com o PS4.

Diferenças técnicas em versões cross-gen dos games

Embora os jogos cross-gen sejam uma grande oportunidade para quem não pode investir em um videogame novo no momento, eles carregam limitações técnicas inevitáveis. Isso pode ser observado tanto na qualidade visual dos games como também na performance, de modo a prejudicar a experiência dos jogadores mais exigentes.

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo