Desde a última quarta-feira (19), o OneDrive passou a contar com o recurso de histórico de versões, que permite aos usuários reverter as alterações indesejadas em qualquer tipo de arquivo, baixando cópias anteriores armazenadas na nuvem. Até antão, só havia um recurso similar que funcionava apenas com arquivos do Word, Excel e PowerPoint.

A expansão promove um histórico de versões, incluindo fotos e vídeos ─ que iguala a plataforma de armazenamento da Microsoft as concorrentes Google Drive e Dropbox, que já oferecem recursos parecidos há um bom tempo.

OneDrive alcança Google Drive e Dropbox com o novo histórico de versões (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

A boa notícia é que o backup de arquivos será liberado universalmente, atingindo também os usuários domésticos do OneDrive. Normalmente, boa parte dos avanços promovidos nos serviços da Microsoft costumam chegar antes para quem é assinante do Office 365.

A opção de restaurar arquivos é útil para prevenir acidentes de quem, distraído, acaba salvando sem querer alterações drásticas em algum arquivo. Além disso, o recurso pode facilitar a vida de quem apaga algo sem querer e também pode até fazer a diferença para quem tem a

... rquivos no dispositivo afetados por um vírus, por exemplo.

Como usar?

Para fazer uso da novidade, o usuário que já tiver recebido o recurso poderá recuperar arquivos apenas clicando com o botão direito do mouse sobre o item desejado e, em seguida, escolhendo “Histórico de Versões”. Lá, uma listagem com as versões anteriores do arquivo será exibida e bastará escolher aquela que melhor atende as necessidades do usuário no momento.

Via Office

O Google Drive é seguro? Vale a pena pagar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo