Roku Express é a nova alternativa para transformar sua TV em smart no Brasil. O dongle chega para concorrer diretamente com o Chromecast 3, do Google, e traz como diferencial a presença de um sistema operacional completo e de um controle remoto. Dessa forma, o usuário pode acessar os principais apps de streaming, como Netflix, Globoplay, YouTube, entre outros, diretamente pelo acessório, sem precisar ter o celular em mãos.

Esse é o segundo lançamento da Roku no Brasil, que também esteve por trás da AOC Roku TV, lançada em janeiro de 2020. O Roku Express chega às lojas brasileiras nas próximas semanas com preço sugerido de R$ 349,90 – valor competitivo frente ao principal rival no mercado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Roku Express tem design que deve passar despercebido, sendo ligado ao televisor via cabo HDMI e USB, que alimenta o acessório – seguindo um padrão encontrado em seus principais concorrentes. O diferencial frente ao principal rival no mercado fica por conta do controle remoto, que traz um visual simples e sem muitas surpresas, o que deve ser interessante para novos usuários de streaming. Mas, vale lembrar que Fire TV Stick, da Amazon, e o recém-lançado no Brasil Mi TV Stick, da Xiaomi, também vêm com um acessório do tipo.

O controle remoto traz botões de acesso rápido para determinados aplicativos de streaming, entre eles Globoplay e Netflix. São poucos botões no acessório, e também é possível desligar a TV com o mesmo dispositivo, sem precisar ter ambos os controles por perto. Em relação à qualidade de imagem oferecida, a Roku fala em Full HD, padrão do mercado e que pode ser pouco para TVs 4K.

De acordo com a Roku, seu objetivo é, justamente, deixar o streaming mais acessível, funcionando bem tanto para os mais acostumados com a ideia até para quem tem menos experiência e está habituado a assistir à TV de forma mais tradicional. Ao dispensar o uso do celular para reproduzir vídeo ou música na tela grande, basta ligar o televisor para começar a assistir.

Essa ideia também é vista no software do sistema da Roku, que entrega uma interface intuitiva e com um bom modo de busca. O usuário pode encontrar diversos tipos de conteúdos e em quais plataformas pode assistir, seja para alugar no Google Play Filmes ou via assinatura no Amazon Prime Video, por exemplo. Sugestões de apps, filmes e séries relacionados à pesquisa também aparecem, o que deve levar a um tempo maior consumindo os conteúdos do que buscando o que assistir.

A fabricante oferece ainda um aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), que traz teclado virtual e permite tocar músicas ou reproduzir vídeos do aparelho na tela grande. Um recurso de destaque do app é o modo de audição privada, bastante útil para assistir TV "em silêncio", sem atrapalhar outras pessoas. Dessa forma, o som fica restrito ao celular com o serviço da marca, e o usuário pode ouvir em fones de ouvido ou até mesmo parear uma caixa de som para funcionar como

... soundbar.

Para assinaturas e pagamentos, a marca também disponibiliza o Roku Pay, que unifica as transações relacionadas aos aplicativos de streaming. Segundo a empresa, é possível acompanhar seu histórico ou até mesmo cancelar serviços sem problemas. Essa opção já está disponível no Brasil – mais especificamente nas TVs AOC com o sistema operacional da Roku –, e funciona de forma integrada aos apps.

Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo