Mac travando pode ser sinônimo de alguma problema no computador da Apple. Embora sejam conhecidos pelo bom desempenho, computadores como MacBook, iMac e Mac Pro podem apresentar falhas que impedem o uso de determinado aplicativo e até mesmo fazem a máquina desligar sozinha. Algumas das queixas mais comuns também envolvem programas que congelam ou a exibição de uma exclamação em tela preta ao tentar ligar o dispositivo.

A solução, no entanto, pode estar em alguns pequenos ajustes e até mesmo e configurações do macOS. Veja, a seguir, seis maneiras úteis que resolver travamentos recorrentes no Mac, seja em um notebook ou em um desktop.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desconecte periféricos

Pendrives, cartões de memória e outros aparelhos conectados ao Mac podem estar por trás do mau funcionamento do computador. Seja por conterem vírus, trazerem falhas de hardware ou não obedecerem às especificações técnicas, a Apple recomenda desconectar tudo antes de buscar uma solução mais elaborada para o problema. Desconecte todos os periféricos, incluindo carregador, e reinicie o computador para checar se o travamento foi resolvido.

2. Feche os aplicativos

Se uma falha ocorre com um programa específico, uma das soluções passa por encerrá-lo manualmente. Clique com o botão sobre a maçã no canto superior esquerdo da tela e selecione “Forçar encerrar”. Na sequência, escolha o aplicativo problemático e encerre-o. Embora essa solução seja voltada para problemas pontuais, é possível usá-la também para travamentos generalizados. Nesse caso, marque todos os apps na lista e encerre-os de uma vez.

3. Inicialize no Modo de Segurança

O Modo de Segurança é um ambiente que carrega apenas o essencial do sistema e pode ser uma alternativa para descobrir se algum problema instalado recentemente está causando problemas. Para iniciar dessa forma, é preciso desligar o Mac completamente até a tela apagar. Em seguida, o usuário precisa manter a tecla Shift pressionada enquanto aperta no botão de ligar. A tecla precisa ficar pressionada durante todo o processo de inicialização. Se a falha sumir no Modo de Segurança, revise apps instalados recentemente e remova para ver se o travamento é corrigido.

Veja também: como passar as fotos do iPhone para PC e Mac

4. Reinicie o Controlador de Gestão do Sistema

Se o Mac travar, desligar e não voltar mais a ligar, a falha pode estar na bateria. Nesse caso, uma das possíveis razões pode estar ligada ao Controlador de Gestão do Sistema. Segundo a Apple, é possível reiniciar o mecanismo para resolver problemas na bateria e fazê-la voltar ao normal. Para isso, pressione as teclas Shift+Control+Option do lado esquerdo do teclado. Ao mesmo tempo, pressione o botão liga/desliga e mantenha por 10 segundos. Em seguida, solte todas as teclas de uma só vez e volta a tentar ligar o Mac para checar se o problema desapareceu.

5. Redefina a NVRAM

A NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil) é uma parcela da memória do computador que armazena ajustes em um local onde o macOS possa acessar mais rapidamente. Essas configurações incluem dados sobre o disco de inicialização para usar como padrão, o volume do alto-falante e a resolução da tela, entre outros.

No entanto, alguns Macs podem trazer conflitos nesses ajustes que causam defeitos no funcionamento da máquina. A solução, segundo a Apple, é redefinir a memória NVRAM. Para isso, basta desligar o Mac, manter pressionadas as teclas Option+Command+P+R e voltar ligar o computador. O recomendado é manter as quatro teclas pressionadas enquanto

... o sistema inicializa normalmente.

6. Use o Apple Diagnostic

Por fim, o usuário pode recorrer a um utilitário da Apple para descobrir o problema do computador. Com o Apple Diagnostic, é possível saber se existem problemas físicos no hardware, o que permite decidir com mais rapidez se é mesmo preciso levar o notebook ou desktop para assistência técnica. O recurso pode ser acessado ao desligar o computador, manter a tecla D pressionada e voltar a ligar o sistema. O software de diagnóstico irá fazer uma varredura completa e determinar se há falhas para serem corrigidas.

Via Apple

iPhone travado na maçã: o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo