Counter-Strike (CS) 1.6, o FPS criado pela Valve que fez sucesso no Brasil no começo dos anos 2000, possibilitava a criação de mapas pela própria comunidade, o que rendeu inúmeros mods com referências regionais, culturais e inusitadas. Um deles foi o cs_rio, um mapa criado em 2001 por Joca Prado e Roger Sodré, ambientado em uma favela fictícia do Rio de Janeiro, que acabou se tornando motivo de diversas polêmicas. Confira, a seguir, curiosidades e referências ao Brasil escondidas do controverso mapa Rio a seguir.

O mapa se popularizou rápido no Brasil devido às diversas referências ao país. Porém, ele também chamou a atenção da justiça brasileira, que proibiu a comercialização do jogo Counter-Strike 1.6 no país em outubro de 2007, sob a alegação de que o título incitava a violência ao reproduzir a guerra entre os bandidos e a polícia. A EA, empresa que distribuía o jogo na época, argumentou que a descrição usada pelo Procon não era do jogo, mas sim do mod criado pela comunidade, mas a proibição se manteve até junho de 2009.

A Semente, de Bezerra da Silva

Em certo trecho do mapa, o samba “A Semente”, de Bezerra da Silva, toca ao fundo ao entrar em um bar. Lançada em 1987 no álbum “Justiça Social”, a música conta a história de uma apreensão de drogas, de uma forma implícita e discreta. O cantor, que também veio das comunidades, dedicou sua carreira a escrever e cantar músicas com críticas sociais e que retratam vivências do tempo em que ele morava nas favelas.

O funk proibidão

Além do samba de Bezerra da Silva, em alguns lugares do mapa é possível ouvir um funk, cheio de gírias tradicionalmente cariocas, e com uma linguagem bastante explícita. O funk com sons de tiros ao fundo fala sobre um conflito entre duas facções dentro da favela, com referências ao Comando Vermelho, uma das organização criminosa mais conhecidas do Rio de Janeiro.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novela Laços de Família

Em outro trecho do mapa, é possível ouvir ao fundo o áudio de uma novela. A produção em questão é Laços de Família, que foi escrita por Manoel Carlos e estreou na Rede Globo em junho de 2000. A história era ambientada no Rio de Janeiro e falava sobre o amor de Helena, interpretada por Vera Fischer, por sua filha, Camila, interpretada por Carolina Dieckmann, e as dificuldades enfrentadas pela família. A cena que pode ser ouvida no mapa é a que Helena conta para Camila que engravidou para salvá-la.

Campo de futebol de várzea

Outro elemento facilmente reconhecido pelos brasileiros no mapa é o campo de futebol de várzea. O campo, inspirado no futebol amador que geralmente é praticado em campos de terra batida e sem todas as regras tradicionais do futebol profissional, é interativo e permite que o player chute a bola e marque gols, com direito a um placar que era atualizado a cada gol feito.

O mapa já foi vendido em CDs nos camelôs

Mesmo com o download do mapa disponível gratuitamente na Internet, o mapa Rio já chegou a ser vendido em CDs, por camelôs e vendedores ambulantes no início dos anos 2000. O CD continha o Counter-Strike 1.6 já com o mod do cs_rio instalado, e era feito de forma independente por pessoas sem ligação com Joca e Roger, os criadores do mod.

O nome original do mapa seria Favela

Antes de surgir com o nome "Rio", os criadores do mapa, Joca P

... rado e Roger Sodré, iriam chamá-lo de "Favela". Porém, após procurarem referências para a produção do mapa e pensarem em diversos elementos característicos das favelas do Rio de Janeiro, como as músicas de funk carioca e os cenários repletos de morros, os criadores decidiram renomear o mapa para "Rio".

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo