Os jogos Souls-like são caracterizados pelo alto nível de dificuldade e esse fator tem atraído muitos jogadores ao redor do mundo nos últimos anos. O gênero foi popularizado pelo estilo da série Dark Souls, franquia desenvolvida pela From Software, responsável por inspirar o nome da categoria de games “semelhantes” aos da série Souls. Os títulos de Souls-like apresentam sistemas de combate com ataque, defesa e esquiva. Além disso, eles têm inimigos que causam muitos danos e exigem estratégias na hora de atacar.

Nesta categoria, normalmente as mortes são acompanhadas da perda de algo importante no jogo, como experiência e equipamentos. O TechTudo preparou uma lista com os 10 melhores games de Souls-like da atualidade a seguir.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: assista ao vídeo sobre como matar o rei Vendrik em Dark Souls 2 a seguir

Sekiro: Shadows Die Twice

Situado no período feudal, um dos mais complexos da história do Japão, Sekiro: Shadows Die Twice tem um enredo intrigante aliado à jogabilidade e momentos desafiadores. O sistema de combate é o principal destaque do jogo. O usuário é obrigado a compreender como cada inimigo se comporta para poder vencê-lo e isso requer estratégia para quebrar o medidor de postura deles.

Sem dúvidas, Sekiro é um dos jogos mais desafiadores da atualidade e cada elemento que pode ser coletado no mapa faz bastante diferença durante a campanha. Lançado em 2019, Sekiro é desenvolvido pela From Software e está disponível para Xbox One, PlayStation 4 (PS4) e PC.

Mortal Shell

Para se manter vivo durante a campanha em Mortal Shell é preciso ter muita cautela em cada movimento e, principalmente, em cada combate. Os inimigos do jogo são difíceis para derrotar e exigem precisão nas ações, já que a oportunidade de derrotá-los pode ser única. Ao morrer, o jogador tem uma chance de reviver, mas o personagem perde a proteção e qualquer ataque até recuperá-la é fatal definitivamente. Mortal Shell é um RPG de ação lançado em agosto deste ano para Xbox One, PS4 e PC.

Dark Souls 3

Último lançamento da série, Dark Souls 3 é reflexo da construção de um gênero que foi desenvolvido nos últimos anos. Com inimigos extremamente difíceis de derrotar, o jogo apresenta armadilhas que podem facilitar a morte dos jogadores a qualquer momento. Inclusive muitas dessas armadilhas são inevitáveis, o que fazem os jogadores dependerem muito da sorte durante o mapa. Dark Souls 3 foi lançado em 2016 pela From Software para Xbox One, PS4 e PC.

Star Wars: Jedi Fallen Order

Com o famoso sabre de luz, a Força e exploração de mundos, Star Wars: Jedi Fallen Order apresenta todos os fatores que os fãs esperavam com combates desafiadores. Os mapas apresentam diversas armadilhas e inimigos escondidos. O sistema de combate contra chefes exige paciência e é baseado em ataque, defesa e, principalmente, esquiva.

Além disso, ao morrer, os jogadores voltam para o último ponto de salvamento, perdem ganhos de experiência e todos os inimigos antes derrotados retornam para o mapa. Star Wars: Jedi Fallen Order foi publicado pela Electronic Arts e lançado no fim de 2019 para Xbox One, PS4 e PC.

Ashen

Mesmo com gráficos e artes mais simples, Ashen também se aproxima dos jogos lançados pela From Software. Os combates apresentam barra de estamina e cada ação deve ser pensada com calma. Um dos pontos desafiadores do jogo é a baixa quantidade de checkpoints durante a campanha. Publicado pela Annapurna Interactive, Ashen foi lançado 2018 para Xbox One, PS4,

... >Nintendo Switch e PC.

Bloodborne

Criado por Hidetaka Miyazaki, diretor da série Souls, Bloodborne segue a premissa dos “irmãos” e apresenta uma jogatina desafiadora para os jogadores. O game apresenta uma alta complexidade com medidor de fôlego e inimigos que podem derrotar o jogador com apenas um golpe. É praticamente impossível não morrer diversas vezes durante a campanha. Bloodborne foi lançado em 2015 e é exclusivo para PlayStation 4.

Nioh

Assim como Sekiro, Nioh também é ambientado durante o período feudal japonês. Com uma campanha desafiadora, o principal trunfo do jogo é o sistema combate, que exige muita precisão para derrotar os inimigos. O sistema de combate em Nioh exige reflexos rápidos dos jogadores e gerenciamento de ki (uma espécie de vigor) durante as lutas. Lançado em pela Team Ninja em 2017, Nioh é um jogo exclusivo para PlayStation 4.

The Surge 2

Diferente dos cenários sombrios da série Souls, The Surge 2 aposta em uma ficção científica futurista. O game apresenta sistemas desafiadores para os jogadores, como o combate corpo a corpo que exige precisão e estratégia para saber qual é a melhor hora para atacar o adversário.

O sistema de combate também oferece desafios em relação às diversas partes do corpo dos inimigos que podem ser atacadas e cada decisão pode influenciar no destino final do combate. Lançado em 2019, The Surge 2 foi desenvolvido pela Deck13 e está disponível para Xbox One, PS4 e PC.

Necropolis

Necropolis é um jogo de sobrevivência situado em masmorras que apresentam diferentes níveis para o jogador. O objetivo é sair de cada masmorra enfrentando diversos inimigos. Durante o combate, o jogador deve ficar atento à barra de vigor dos inimigos. A característica que torna o jogo mais interessante é que não existe segunda chance por lá – se morrer, é game over e o jogador deve recomeçar do início, ou seja, não há checkpoint. Necropolis foi lançado em 2016 e está disponível para Xbox One, PS4 e PC.

Hollow Knight

Diferente dos outros componentes desta lista, Hollow Knight é um jogo de plataforma, mas também apresenta muita dificuldade durante a extensa campanha. O sistema de combate é o momento mais desafiador do game, pois o personagem tem pouca energia vital e os inimigos podem atacar de surpresa ou aproveitar uma sequência de erros do jogador. Para enfrentar os chefes, a melhor tática também é a estratégia e cautela para poder identificar os movimentos do inimigo. Hollow Knight foi lançado originalmente para PC em 2017 e também está disponível para Xbox One, PS4 e Nintendo Switch.

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo