O Chrome 85 é a nova versão do navegador do Google, lançado na última terça-feira (25), com foco em produtividade. O browser promete velocidade 10% maior para carregar páginas e permite agrupar e desagrupar abas, além de oferecer uma pré-visualização do conteúdo de cada janela, quando o cursor passa por cima delas. O novo Chrome ainda traz suporte para mídia no formato AVIF, bloqueio de download de arquivos .EXE e .APK por HTTP.

Entre as novidades também está a chegada de um sistema que libera recursos de abas deixadas abertas por muito tempo. A atualização já está disponível para download em computadores com Windows e macOS, além de celulares Android e iPhone (iOS). No caso de smartphones com o sistema do Google, o browser agora suporta 64 bits e tende a aproveitar melhor a memória RAM do aparelho.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com relação à performance, o Chrome 85 promete ganhos de 10% de velocidade no carregamento de páginas. A novidade está associada a modificações realizadas no compilador do navegador, ferramenta de software que lê o código das páginas e as transforma naquilo que é visualizado na tela.

De acordo com o Google, a técnica envolve a leitura de trechos mais intensos do código de forma mais rápida em um processo que chega a melhorar o desempenho do navegador, mesmo que o computador esteja sobrecarregado de apps e abas abertas. A melhoria, no entanto, foi medida nas versões do Windows 10 e macOS apenas.

A usabilidade do Chrome também ganhou novos recursos na versão 85, como a capacidade de agrupar abas. É possível reunir um grupo de abas em “notícias”, outro em “trabalho” e assim por diante. A ideia é economizar espaço na barra e tornar o navegador mais usável por quem tem o costume de trabalhar com uma enorme quantidade de páginas abertas ao mesmo tempo. Ainda na barra, há um novo suporte a telas touch, com um botão que alarga o espaço, deixando-o mais amigável para dispositivos manipulados por toque na tela, como os notebooks híbridos.

De resto, o navegador reforça a segurança com o bloqueio do download de arquivos executáveis de Android e Windows (.APK e .EXE, respectivamente) em sites ostensivamente HTTPS, mas que servem o download por meio de HTTP. O Chrome também passa a decodificar conteúdo em AVIF nativamente e passa a integrar um leitor de QR Codes.

Veja também: Como atualizar o Google Chrome no celular

Na versão beta do Chrome, há ainda mais recursos. Entre eles, há a capacidade de parar de destinar recursos do computador para abas esquecidas abertas por muito tempo. Outra função da edição de testes, que pode chegar às próximas versões estáveis, é a pré-visualização do conteúdo de abas ao passar o cursor por cima delas, além do preenchimento automatizado de formulários em PDF.

... a> o Chorme e ter a versão 85 em seu computador, basta acessar o endereço chrome://settings/help. O navegador deve começar sozinho o processo de download e instalação da nova edição. Ao fim do processo, você deverá reiniciar o programa.

Qual é o melhor navegador de Internet? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo