A Apple estaria pensando numa forma de transformar os iPhones em maquininhas de cartão. A gigante da tecnologia adquiriu recentemente uma empresa que desenvolve soluções deste tipo. O negócio com a firma Mobeewave movimentou US$ 100 milhões (R$ 532 milhões pelo câmbio de hoje), de acordo com a Bloomberg. São usados um aplicativo e um chip NFC – de comunicação sem fio – para receber pagamentos sem precisar de outros acessórios.

Apesar de ser um possível indicativo de que que essa funcionalidade integre os aparelhos, não há confirmações sobre a implementação. Ela poderia otimizar as transações ao facilitar o recebimento de valores, inclusive para pequenas empresas.

Pode ser que a função seja incorporada não só pelo iPhone, mas também por outros aparelhos da marca. Independentemente do dispositivo, a implementação sugere uma expansão da plataforma Apple Pay. Além de possibilitar uma nova operação, a tecnologia poderia integrar o já lançado Apple Card.

A função em celulares competiria diretamente com os serviços oferecidos pela Square nos Estados Unidos. A empresa é conhecida pela venda de hardware e software para pagamentos por smartphones e tablets.

O projeto da Mobeewave indica que a transação tende a ser bem simples, uma vez que não terá a necessidade de um acessório eletrônico. O usuário que quiser realizar a transação precisará digitar o valor no aplicativo e então aproximar o celular do cartão ou de outro smartphone.

Veja também o lançamento do iPhone 11 no Brasil

Por mais que a compra da startup movimente rumores sobre a possibilidade de incorporação da tecnologia aos aparelhos da Apple, não é certeza que a funcionalidade integrará os smartphones. A fabricante tem no histórico a compra de outras empresas, como a NextVR (transmissão de conteúdo de realidade virtual)

... e Xnor.ai (responsável por avanços em aplicações de inteligência artificial).

Com informações de Engadget, Apple Insider, Bloomberg e 9TO5Mac



>>> Veja o artigo completo no TechTudo