A expectativa pelo PES 2021 está animando os fãs da franquia, mesmo que o jogo ainda não tenha sido oficialmente anunciado pela Konami. Mesmo com poucas informações divulgadas, rumores sobre times, estádios e modos de jogo circulam entre os jogadores, incluindo a data de lançamento, que pode acontecer entre agosto e setembro de 2020, como nas edições anteriores.

O futuro rival de FIFA 21 deve chegar para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (via Steam), assim como o atual PES 2020. Já as versões de PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X devem ficar para depois. A expectativa é de que a franquia só chegue aos consoles da nova geração em 2021. Confira a seguir tudo o que já sabemos e os principais rumores sobre o PES 2021.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Clubes licenciados

A notícia mais recente envolvendo licenciamento de clubes não é boa para os fãs de PES. Os dois gigantes italianos Milan e Internazionale anunciaram que não vão renovar contrato para a edição 2021 do simulador de futebol. Isso significa que ambos terão uma versão genérica do time e dos jogadores no game.

Por outro lado, o PES 2021 deve manter a exclusividade sobre alguns dos principais clubes do mundo (como Barcelona, Bayern de Munique e Juventus), além dos grandes nomes da América do Sul (como Flamengo, Palmeiras e River Plate).

Há ainda rumores lançados por uma conta no Twitter — e repercutidos em sites especializados — de que o Real Madrid não renovaria com a EA Games e estaria fechada com a Konami para ser mais um time exclusivo do PES 2021. Há duas razões para essa desconfiança: o Real Madrid não ganhou nenhum uniforme clássico nas últimas atualizações do FIFA 20 (diferente de outros times parceiros, como Liverpool e PSG); e alguns jogadores históricos do time, como Iker Casillas e Fernando Morientes, apareceram como Legends no myClub. No caso de Morientes, seu momento icônico foi justamente em um dia em que marcou cinco gols com a camisa do Real Madrid contra o Las Palmas. Tudo isso, porém, ainda não foi confirmado.

2. Ligas

A Konami ainda não anunciou nenhuma novidade com relação às ligas que estarão disponíveis no PES 2021. Até o momento, os principais campeonatos nacionais licenciados do game são a Serie A italiana, a Ligue 1 francesa, o Brasileirão Série A e Série B e a Superliga Argentina. Isso significa que não apenas a estrutura dos torneios é reproduzida fielmente no game, como também estádios, troféus e detalhes gráficos são adicionados.

Além desses torneios, as outras principais ligas do mundo, como a da Inglaterra e da Espanha, também estão disponíveis, porém com alguns times genéricos. O PES 2021 ainda deve manter a licença do principal torneio continental da Ásia, a AFC Champions League, cuja parceria vigora desde o PES 2014. Portanto, provavelmente, não haverá mudanças neste quesito.

Saiba mais: veja nosso comparativo entre PES 2020 e FIFA 20

3. Estádios

Fãs especulam se o fim da parceria da Konami com Milan e Inter de Milão poderia causar a retirada do estádio San Siro (também chamado de Giuseppe Meazza) do PES 2021. Porém, é provável que isso não ocorra, já que o estádio é licenciado na série desde o Pro Evolution Soccer 3.

Já possíveis novos estádios podem ser anunciados quando estivermos próximos da Eurocopa, em 2021. Na edição da Euro 2016, a Konami recebeu críticas por ter adicionado no DLC apenas 15 seleções licenciadas e um novo estádio. Em junho de 2020, data prevista para acontecer o torneio antes da pandemia, a empresa japonesa lançou um patch com todas as 55 seleções europeias e mais duas novas arenas

... (Wembley e São Petersburgo).

A expectativa é que outros estádios também estejam disponíveis em futuras atualizações até o início do torneio, já que uma das grandes novidades desta edição será a ausência de sede fixa — as partidas acontecerão em diversas cidades ao longo do continente.

4. Novo jogo ou DLC?

Há rumores que indicam que o PES 2021 não será uma edição nova da franquia, mas um patch com atualizações dos times e melhorias pontuais. A teoria é que a Konami estaria focando seu trabalho em uma nova engine para os consoles PS5 e o Xbox Series X, que serão lançados no final do ano.

Um dos indícios de que o PES 2021 pode ser um DLC foi descoberto pelo canal do YouTube Spoony Pizzas. Vasculhando o banco de dados da loja Steam, o youtuber descobriu a existência do arquivo Data Pack 9.0. Isso chama atenção porque a própria Konami havia anunciado que a última atualização do PES 2020 seria o Data Pack 8.0.

Outra evidência surgiu no site da agência de classificação indicativa do governo australiano. No final de maio, o órgão avaliou um título chamado “eFootball PES 2021 Season Update” feito a pedido da Konami. Isso indicaria que a nova edição seria um patch ao invés de um jogo individual. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre os rumores.

Via Real Sport 101 [1 e 2], Eurogamer, YouTube, Reddit, AltChar

PES ou FIFA, qual a melhor franquia de futebol? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo