A divisão Oculus do Facebook,junto a Universidade de Southern Califórnia, desenvolveu uma solução capaz de fazer com que personagens virtuais reproduzam expressões faciais de humanos. A tecnologia utiliza sensores acoplados no Oculus Rift que captam detalhes do rosto do usuário e reproduz no avatar de realidade virtual.

Oculus Rift: entenda como funciona e como ele pode revolucionar os games

Tecnologia é capaz de fazer com que personagem em 3D reproduza expressões com detalhes (Foto: Reprodução /Youtube)

O sistema utiliza medidores de tensão colocados em uma enchimento de espuma que se encaixa em toda a parte interna do Oculus Rift. Para captar detalhes da boca, que não ficam em contato com o dispositivo, é usado um suporte com uma câmera. Um software fica responsável por alterar, em tempo real, as expressões faciais de um personagem em 3D.

Na prática, na hora que o usuário abrir um sorriso, o avatar digital fará o mesmo. Para funcionar corretamente é preciso calibrar o equipamento por cerca de 20 segundos.

A tecnologia pode melhorar ainda mais a experiência com os jogos de realidade virtual, mas é pela possibilidade de socialização interativa que o Facebook está de olho. Vale lembrar que a rede social comprou a Oculus VR, fabricante do Rift, em julho de 2014 por cerca de US$ 1 bilhão (R$ 2,2 bilhões na cotação da época).

Câmera indiscreta faz a captação dos movimentos da boca (Foto: Reprodução/Youtube)

A solução ainda está em fase de testes e, muito provavelmente, não estará disponível com lançamento do Oculus Rift, que deve chegar às lojas nos primeiros meses de 2016.

Os pesquisadores estão trabalhando para diminuir o tempo necessário para calibrar o equipamento. Outro recurso bem interessante que está em desenvolvimento é

... a capacidade da tecnologia de criar rosto do usuário em 3D com detalhes, sendo possível reproduzir até mesmo o penteado de quem estiver com o Oculus Rift.

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Opine no Fórum do TechTudo

Veja no vídeo abaixo como a tecnologia funciona:

Via Engadget e Technology Review 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo