League of Legends (LoL) é um MOBA desenvolvido pela Riot Games. O jogo está disponível para download gratuito no PC e é muito popular no Brasil e no mundo. Para avaliar os players, a desenvolvedora dá notas para cada um após uma partida: elas podem ser S+, S, S-, A+, A, A-, B+, B, B-, C+, C, C-, D+, D, D-, sendo S+ a melhor colocação. Mas o que é preciso para tirar S no LoL? Veja, a seguir, algumas dicas e entenda os critérios do jogo.

No LoL, as notas se fundamentam no desempenho do jogador na função escolhida, sua atuação e execução com o campeão em uma determinada rota. O cálculo também considera e compara o desempenho ao de outros players. Com base em estatísticas como KDA, farm e visão, o player consegue identificar possíveis pontos a serem melhorados na próxima partida.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dê assistências na destruição de estruturas

O LoL é um jogo que requer muita estratégia e vai além de só eliminar os campões inimigos. Para chegar ao Nexus adversário, o jogador precisa eliminar as torres e o inibidor de alguma das rotas (superior, meio ou inferior). A pontuação no game aumenta conforme o player participa desta destruição, seja com o último golpe na estrutura ou apenas um ataque, que já contabiliza como assistência. Independente do momento ou rumo da partida, esse é um ponto importante e que vai impactar na nota do jogador.

Assistências nos abates

Além de conseguir eliminações inimigas, as assistências nos abates são fundamentais para chegar à nota S. Quase sempre ligado ao Suporte da equipe, acompanhar um companheiro de time em um abate é crucial para todas as funções do jogo. Critérios como danos causados e aliviados, curas feitas em aliados e a capacidade de limitar alguma investida inimiga são contabilizados. Vale lembrar que as assistências exibidas no placar não mascaram os valores de uma real assistência. Dar recursos para a equipe é uma grande forma do sistema bonificar a performance com uma nota elevada.

Morrer pouco

Números altos de abates e assistências não terão um grande valor se a taxa de mortes também for elevada. O KDA (sigla para abates, mortes e assistências, em tradução para o português) é a soma dos abates e assistências de um jogador dividida pelo número de mortes acumuladas por ele. O sistema da Riot entende que, com menos mortes, maiores as chances de vencer uma partida. Então, é usada uma porcentagem para fazer essa contagem, o que pode prejudicar todos os critérios caso não seja satisfatória. Um jogador que tem boa média de farm por minuto, participação alta em abates e auxílio na queda de torres, mas que morreu 10 vezes na partida, tem sua nota geral afetada negativamente.

Controle de visão

Esse é um dos pontos mais subestimados pela maioria dos jogadores de LoL. Para tomar a melhor estratégia é fundamental ter visão sobre o mapa a partir das sentinelas, e quebrar as do time adversário. Muitas vezes, essa função é dirigida ao Suporte e ao Caçador, mas todos da equipe precisam ter um alto placar de visão para conseguir uma pontuação alta. É indicado aos jogadores que deixem sempre um espaço no inventário para as Sentinelas de Controle, conhecidas como pinks, e utilizem as sentinelas gratuitas oriundas do Totem de Vigilância (amuleto amarelo). Abater aronguejos é uma outra forma de controlar a visão no covil do Dragão e do Barão N

... a'Shor.

Farm

Para obter uma nota S, é imprescindível ter um bom farm - dar o último golpe na tropa adversária e adquirir ouro - para aumentar as chances de vitória, sobretudo na fase de rotas. O sistema compara o número de tropas eliminadas com o dos outros jogadores, em especial com os da mesma rota, levando em conta que, quanto maior a diferença do inimigo em relação ao seu menor a pontuação e, consequentemente, menor a nota final após a partida do jogador.

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo