O Instagram agora disponibiliza a opção “Parceria paga com”. Essa ferramenta é utilizada na rede social para mostrar aos usuários quais postagens são conteúdos de marca, não apenas uma indicação de quem publicou. Ela permite que os influenciadores e criadores de conteúdo marquem os parceiros comerciais nas publicações no feed e nos Stories, que redireciona o usuário para o perfil da empresa no Instagram quando clicar na marcação.

O conteúdo de marca, ou branded content em inglês, é um modelo muito utilizado pelas empresas para promover seus produtos de maneira mais orgânica do que os anúncios. Em geral, as pessoas contratadas para fazer publicações com esse conteúdo são influenciadores ou pessoas com bastante visibilidade nas redes sociais. Por isso, o Instagram disponibiliza aos usuários com contas comerciais ou de criador de conteúdo a opção de marcar os parceiros comerciais. Confira a seguir as principais funções do recurso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funcionam as parcerias no Instagram

Os influenciadores com mais visibilidade geralmente fecham contratos de parceria por meio de contato com assessorias. Também existem os embaixadores das marcas, contratados para representá-las e sempre mostrar seus produtos nas redes sociais. Já os usuários com menos seguidores, mas influentes em suas cidades, podem receber propostas de parceria via direct no Instagram, que geralmente são realizadas em troca de serviços no modelo de permuta. Também é possível realizar parcerias para sorteios, com o objetivo de alcançar mais seguidores nas contas parceiras.

Qualquer pessoa pode fazer parceria com lojas, marcas ou outros perfis no Instagram. Entretanto, as pessoas com mais seguidores geralmente são as que mais recebem propostas de parceria. Além disso, alguns criadores de conteúdo e empresas menores deixam descrito em seus perfis que aceitam propostas de parceria via direct no Instagram.

O que significa “Parceria paga com” em publicação

A marcação “Parceria paga com”, exibida em publicações no feed e nos Stories, mostra aos seguidores que o usuário recebeu pagamento para falar de produtos, lojas ou eventos, por exemplo. Entretanto, não são todos que utilizam a ferramenta em conteúdos pagos. Alguns influenciadores e criadores de conteúdo apenas marcam o usuário nos Stories e no feed, outros adicionam as tags “Publi” ou “AD”, que significam publicidade.

Quem pode usar o recurso

O recurso pode ser utilizado por usuários do Instagram que possuem a conta de criador de conteúdo ou comercial e que foram contratados para fazer o conteúdo. A ferramenta não deve ser utilizada quando a marca não pagou pelos posts ou quando a parceria é apenas de divulgação em ambas as contas, por exemplo.

Para utilizar a ferramenta nas publicações do feed, basta clicar na opção “Configurações avançadas”, na aba que adiciona legenda, marcação e localização antes de publicar fotos e vídeos. O usuário encontrará a opção “Conteúdo de marca”, basta clicar em “Marcar parceiro de negócios”. Para isso, a conta do parceiro comercial deve inserir o usuário como parceiro aprovado, em seu perfil. Já nos Stories, após gravar ou tirar uma foto, basta clicar no símbolo de link e adicionar a conta do parceiro de negócios.

Qual a diferença entre uma parceria paga para um anúncio de marca

A parceria paga não é um anúncio do produto feito pela empresa que aparece no feed ou entre no intervalo dos Stories, com a marcação “Patrocinado” acima. Os conteúdos que possuem a marcação “parceria paga com” são exibidos apenas para quem segue o influenciador que fez o post ou para quem visita seu perfil. Entretanto, se o usuário ativa

... r a função “Permitir que o parceiro de negócio promova” na publicação, ela pode ser utilizada como anúncio promovido para alcançar mais pessoas.

O que muda para marcas e influenciadores

Para utilizar a parceria no Instagram, é preciso que a marca aprove o post. Antes de publicar Stories ou imagens no Feed, o influenciador deve marcar o parceiro do conteúdo. Por isso, o influenciador e o parceiro podem ver as métricas de alcance da publicação. Além disso, se a marca promover o conteúdo, o usuário não poderá mais editar a publicação nem a excluir.

Como conseguir as novas fontes dos Stories do Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo