O WhatsApp liberou a função de chamada de vídeo para celular com Android, permitindo conversar com os seus amigos de forma semelhante ao Skype ou FaceTime, do iPhone (iOS). O recurso está disponível no Brasil, com interface em português, por meio de Internet móvel ou via Wi-Fi.

A videochamada funciona no mesmo botão da ligação de áudio e pode ser ativada de forma simples no mensageiro. Para usar, é fundamental que o usuário atualize o WhatsApp Messenger para a versão mais recente, que já está disponível para baixar na Google Play Store. Enquanto você fala por vídeo, também é possível enviar mensagens de texto e emojis. Descubra como usar os recursos de chamada de vídeo para Android neste tutorial.

Cinco formas de ler mensagens no WhatsApp sem aparecer o ‘check’ azul

Veja como fazer chamadas de vídeo no WhatsApp pelo Android (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Selecione um dos contatos da lista para iniciar a videochamada, na aba de “Conversas” (chats em aberto) ou “Contatos” (todos os amigos do WhatsApp).

Encontre o contato para iniciar a conversa de vídeo no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, toque no ícone de “telefone” no topo direito da conversa com seu amigo. Depois confirme em “Chamada de vídeo”.

Inicie a chamada de vídeo no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. A chamada será inicializada e o seu amigo precisará atender para iniciar a transmissão de vídeo. Há a indicação, no topo da tela, de que se trata de uma chamada de vídeo, e não apenas de áudio. Assim ninguém é pego de surpresa.

A chamada de vídeo será indicada no seu WhatsApp (à esquerda) e no celular do amigo (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Quando atender, note que a câmera da outra pessoa aparecerá em destaque (tela cheia) no seu celular e a sua será mostrada em miniatura na direita (o contrário acontece do aparelho do seu amigo). Para acessar mais opções, toque na tela. Clique no botão de “câmera” para alternar entre suas câmeras traseira e frontal (selfie) e no botão com o microfone para silenciar o áudio no seu celular.

... MGE=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/16/tela033.jpg" width="695">A videochamada do WhatsApp será inicializada no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para digitar mensagens de texto ou enviar emojis e imagens de forma tradicional enquanto a chamada de vídeo está ativa, toque no ícone de “mensagem” na videochamada. Você será encaminhado para a tela de chat com o seu amigo. Para voltar a ver o vídeo, selecione “Toque para retornar à chamada” em verde no topo.

Envie mensagens de texto e emojis no WhatsApp durante a videochamada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Terminou a conversa? Basta tocar no botão central em vermelho para encerrar a ligação de vídeo no Android. Ao final, o usuário poderá avaliar a qualidade da conversa de uma a cinco estrelas. Vale lembrar que a videochamada do WhatsApp é feita via Internet e não gasta os minutos de operadora.

Encerre a chamada de vídeo no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Todo o histórico das suas ligações de vídeo ficam salvas na aba de “Chamadas” do WhatsApp. Note que as videochamadas são indicadas por um ícone de câmera. Ao tocar em um dos itens será mostrado o registro de tempo, horário e quantos KBs ou MBs (de dados de Internet) gastou.

Veja o histórico das chamadas de vídeo no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo