Escolher o gabinete certo na hora de montar um PC gamer é importante não apenas para o visual do computador, mas também para seu desempenho. Além disso, dependendo do modelo, o usuário vai poder realizar upgrades com maior facilidade, mantendo a máquina atualizada. Portanto, ao comprar novos componentes, pode ser interessante ficar atento também à compatibilidade das peças com o acabamento desejado. Pensando nisso, o TechTudo separou seis dicas que podem ajudar você a encontrar o gabinete ideal para seu PC gamer, garantindo o máximo de desempenho, além do design em si.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Compatibilidade com a placa-mãe

O principal ponto a ser levado em conta na hora de escolher seu novo gabinete é a compatibilidade com a placa-mãe. Portanto, é importante definir qual processador será utilizado e escolher a placa-mãe a partir daí. Vale ressaltar que partes importantes do computador dependem tanto do suporte de hardware quanto da posição na máquina, como as soluções térmicas utilizadas e o formato do espelho traseiro, entre outros exemplos.

Tamanho

O tamanho do gabinete vai depender ainda do espaço físico disponível para instalar o desktop, além da proposta de uso em si. Mesmo sendo grandes em sua maioria, os gabinetes gamer aparecem em opções mais compactas que mantém o suporte a todo o hardware necessário para um alto desempenho. Não existe uma relação comprovada entre tamanho e performance, mas espaços maiores favorecem melhorias na refrigeração ou em upgrades avançados, como uso de duas ou mais placas de vídeo, por exemplo.

Design e visual

Como em todo produto voltado para o público gamer, o visual é parte importante da experiência. Mesmo não trazendo grandes mudanças na performance, a presença de LEDs RGB podem ser algo interessante em relação à estética, deixando a máquina mais irreverente e integrada a periféricos da categoria, por exemplo.

Boa parte das opções no mercado já contam com uma boa quantidade de coolers, para dar conta do sistema robusto, e LEDs coloridos. De qualquer forma, produtos que permitam a adição de mais luzes ou com tampa lateral transparente prometem mais mudanças de estilo – e no próprio hardware.

Ventilação

Todo bom PC gamer, explora de maneira eficiente o hardware disponível, o que pode fazer com que os componentes esquentem bastante. Por isso, a ventilação, aliada ao número de coolers e fluxo de ar do gabinete são tão importantes.

Se possível, escolha modelos de gabinetes que já possuam um design pensado para favorecer o fluxo de ar. Os modelos podem trazer coolers já instalados ou até mesmo oferecer espaços para posicionar novas ventoinhas, em alguns casos. Isso deve otimizar bastante o desempenho do sistema – e ainda aumentar o volume da máquina quando muito exigida.

Conexões

Os gabinetes gamer podem trazer uma quantidade maior de conexões na parte frontal do painel. Isso é importante para evitar trocas nas entradas USB a todo momento, já que o usuário pode utilizar muitos periféricos ao mesmo tempo para jogar. Essas conexões dependem do suporte por parte da placa-mãe e também podem aparecer em diversas versões. Mas, de qualquer modo, opções com essa variedade de conexões fazem a diferença e não devem elevar muito o orçamento exigido.

Compatível com Water Cooler

Um sistema avançado de refri

... geração que pode ser utilizado tanto na CPU quanto na GPU é o Water Cooler, que utiliza água, como o próprio nome indica. Para isso, é necessário ter um bom espaço no gabinete, além de suporte para o recurso, já que essas soluções utilizam radiadores relativamente grandes.

Se a ideia é investir em algo do tipo, é importante considerar a necessidade de espaços específicos no gabinete para posicionar os componentes, suas conexões e os reservatórios de água em si. Nesse caso, o tamanho vai fazer bastante diferença.

Qual gabinete usar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo