Cartões SD ganharam um novo padrão que promete ser ideal para arquivos mais pesados. Anunciada pela SD Association nesta terça-feira (19), a novidade deve permitir taxas até quatro vezes superiores em relação aos modelos encontrados hoje no mercado. Com isso, armazenamentos do tipo podem atingir velocidades de até 4 GB/s, algo suficiente para gravar e reproduzir vídeos em 8K sem falhas ou até mesmo copiar um filme em 4K Ultra HD em menos de cinco segundos.

A especificação SD 8.0 faz uso das tecnologias por trás do NVMe e do PCIe 4.0, já presentes em SSDs, para ganhos em performance. Por enquanto, ainda não há previsão de quando a melhoria deve chegar ao consumidor final.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O novo padrão não vai interferir na forma física dos cartões e será compatível com as gerações anteriores. Isso significa que ter um cartão de memória SDHC, SDXC ou SDUC com SD 8.0 e usá-lo em um dispositivo com suporte aos SD anteriores sem problema. A restrição, nesse caso, fica por conta das limitações do aparelho em si, e o cartão não vai operar no máximo de sua velocidade.

Os 4 GB/s são um valor arredondado da taxa máxima de transferência estimada para cartões do tipo. Segundo a SD Association, para ser SD 8.0, um cartão de memória deve chegar a 3.940 MB/s (megabytes por segundo), velocidade comparável a alguns dos SSDs mais rápidos da atualidade. Para comparar, ambos SD 7.0 e SD 7.1 ficam em 985 MB/s no melhor dos cenários. Além disso, o novo padrão pode permitir cartões de até 128 TB de capacidade máxima, suportada pelos padrões SDUC.

A alta velocidade deve tornar os cartões de memória SD 8.0 interessantes sobretudo para quem precisa de maior capacidade para gravar e transferir dados. O 8K é um bom exemplo dessa demanda, já que equivale a 16 vezes o Full HD, o que representa uma quantidade gigante de dados por segundo.

O grande salto em velocidade se dá pela perspectiva de uso das novas interfaces NVMe, aplicadas em SSDs de alta performance, e no PCIe 4.0, que vem lentamente ganhando espaço com o suporte por AMD e Intel em seus processadores e pelos fabricantes de placa-mãe em produtos mais recentes. SD 7.0 e 7.1, por exemplo, utilizam PCIe no padrão 3.0.

GoPros mais recentes já têm suporte a resoluções mais altas e passar arquivos do tipo para o PC pode ficar mais fácil com o novo padrão; confira:

A publicação das especificações técnicas do SD 8.0 finaliza o processo de desenvolvimento da tecnologia e libera fabricantes de cartões e peças de

... hardware relacionadas para aderir ao padrão. Ainda não há previsão para o surgimento das primeiras câmeras, computadores e celulares compatíveis com SD 8.0.

Como recuperar arquivos desaparecidos do cartão SD? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo