A equipe de DotA 2 Newbee foi banida para sempre de todas as ligas afiliadas à Associação Profissional Chinesa. A punição foi divulgada na última sexta-feira (15) e teve como motivação manipulação de resultados (match fixing). A organização, que se tornou mundialmente conhecida pelo seu título mundial do The International de 2014, não poderá mais participar dos principais campeonatos do cenário competitivo chinês, como a CDA-DPL Professional League. Os cinco jogadores do time não só foram removidos da associação como foram expulsos para sempre das competições chinesas.

Os pro players envolvidos foram Xu "Moogy" Han, Yin "Aq" Rui, Wen "Wizard" Lipeng, Yan "Waixi" Chao e Zeng "Faith" Hongda. Ainda não foi confirmado se a suspensão se aplicará globalmente, mas a Associação Profissional Chinesa de DotA 2 já passou essa informação para a Valve, e a expectativa é que a desenvolvedora siga a punição.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além da própria punição para a organização, surpreendeu o fato do jogador Zeng "Faith" Hongda estar envolvido no esquema. O atleta tem um histórico vitorioso em sua carreira, com destaques para seu título no The International 2012, quando atuava pela Invictus Gaming, além de um vice em 2017, já pela Newbee. Além disso, o pro player já lucrou mais de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 9,8 milhões) em premiações, o que torna a sua presença no esquema ainda mais estranha.

Apesar da publicação da suspensão, até o momento não foram revelados em quais jogos a Newbee manipulou os resultados, mas acredita-se que tenha sido em confrontos realizados na China DotA 2 Professional League Season 2 e na DPL-CDA Professional League Season 1.

A Newbee teve seu momento de auge no título do The International em 2014, quando venceu a Vici Gaming em uma das finais mais curtas da história da competição. A organização voltou aos holofotes no The International 2017, quando perdeu para a Team Liquid na final e desperdiçou a oportunidade de se tornar a primeira bicampeã da competição, feito esse alcançado pela OG dois anos depois. Ela ainda acumula outros títulos importantes, como as taças da DotA2 Professional League

... Season 2 - Top em 2016 e da ESL One Genting 2018. Sua última participação no The International foi em 2019, quando foi eliminada no Top 12 pela peruana Infamous.

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo