Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) é um jogo do gênero FPS desenvolvido pela Valve. No game de tiro, os jogadores se reúnem em equipes como terroristas ou contra terroristas para eliminar seus oponentes. O jogo tem modos onde é preciso plantar e desamar bombas dentro dos mapas, ou sequestrar e salvar reféns. No entanto, CS:GO não é recomendável para crianças e também tem restrições de faixa etária. Entenda, a seguir, a classificação indicativa do CS:GO no Brasil.

Embora tenha sido lançado em 2012, CS:GO continua sendo bastante popular e batendo recordes de jogadores. Em março de 2020, o game alcançou o maior número de pessoas online desde seu lançamento: exatos 1.024,845 milhão de usuários simultâneos. Essa foi a primeira vez em que o FPS bateu a marca de 1 milhão de players ao mesmo tempo. Outro fator importante para popularidade de CS:GO é o cenário competitivo repleto de torneios, como a FlashPoint e a ESL Pro League.

No Brasil, a classificação indicativa do CS:GO é definida pelo Ministério da Justiça, que atribui as faixas etárias para qualquer conteúdo midiático disponibilizado em território nacional. A classificação é dividida em seis níveis, que começa em “Livre para todas as idades” e termina em “Não recomendado” para jovens de 10, 12, 14, 16 e 18 anos. No caso do Counter Strike: Global Offensive, o Ministério da Justiça determina como “não recomendado para menores de 16 anos”.

De acordo com Guia Prático de Classificação Interativa, o teor de violência presente no jogo é um dos principais critérios para classificação da faixa etária. No CS:GO, certas cenas podem ser consideradas violentas, são elas:

  • Exibição de sangue oriundo de alguma lesão corporal: ao ser atingido por projéteis dos inimigos, o jogo exibe um efeito vermelho que remete ao sangue;
  • Utilização de armas, com o intuito de praticar violência, havendo ou não a consumação do ato violento: no FPS da Valve, os jogadores devem comprar armas no início de cada round e usá-las para eliminar os adversários;
  • Um personagem mata alguém, intencionalmente: o objetivo do jogo é eliminar a equipe adversária para vencer a partida, portanto, os jogadores devem abater os inimigos intencionalmente;
  • Exibição de corpos sem vida, com o óbito sendo resultante de violência ou não: após finalizar os adversários, os jogadores podem observar os corpos no local do óbito e também pegar os itens usados.

Vale lembrar, no entanto, que e

... ssa é apenas uma indicação do governo brasileiro. No Guia Prático de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça aconselha que os responsáveis avaliem e discutam com seus filhos sobre as cenas exibidas nesse tipo de obra midiática.

Qual é o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo