O FIFA 21 ainda não foi anunciado oficialmente pela EA Sports, mas é de se esperar que exista mais uma edição da franquia este ano. O simulador de futebol, que tem como maior rival o Pro Evolution Soccer (PES) da Konami, trouxe diversas novidades na edição atual, como Copa Libertadores e o modo Volta, e a expectativa é de mais inovações para o próximo game. FIFA 20 está disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PC (via Origin) e Nintendo Switch.

A mais aguardada de todas certamente é o possível lançamento para os consoles da nova geração, o PlayStation 5 (PS5) e o Xbox Series X, que chegam às lojas no final de 2020. Porém, ainda há dúvidas sobre como o jogo se adaptará ao calendário do futebol mundial, que foi fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre o FIFA 21.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Qual é a data de lançamento?

A EA Sports ainda não divulgou a data de lançamento do FIFA 21. Se a empresa continuar sua tendência dos últimos anos, a expectativa é de que o game saia na última sexta-feira de setembro, ou seja, no dia 25 de setembro de 2020.

Porém, por conta da quarentena contra a Covid-19, os principais torneios esportivos estão parados desde março e ainda não há previsão de retorno. Com essa indefinição quanto ao calendário do futebol para 2020, existem rumores de que o lançamento excepcionalmente seja adiado para que ele chegue às lojas atualizado.

O FIFA 21 será lançado para quais plataformas?

Não há nada confirmado, mas podemos esperar que o FIFA 21 chegue para Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PC (via Origin) e Google Stadia, as principais plataformas desta geração. Até o momento, nada foi dito sobre os consoles da nova geração, o PS5 e o Xbox Series X, que serão lançados apenas no final do ano.

O mais provável é que a EA Sports repita com o FIFA 21 o que fez na atual geração, quando o FIFA 14 foi lançado para PS4 e Xbox One perto do lançamento dos consoles, em novembro de 2013. É preciso esperar para ver.

Quem estará na capa de FIFA 21?

Nos últimos anos, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, do Barcelona e Juventus respectivamente, foram os principais rostos das capas da franquia. Porém, com seus times firmando parceria de exclusividade com o PES, o meia Eden Hazard foi escolhido como garoto-propaganda do FIFA 20. Só que o belga fez uma temporada apagada no Real Madrid por conta de lesões, e é bem provável que ele seja substituído por outro jogador.

Há razões fortes para acreditar que a capa do próximo jogo terá alguém do Liverpool: os Reds fecharam um contrato de parceria de longo prazo com a EA Sports em 2019, e o clube está em alta após se sagrar campeão mundial e ter feito uma campanha impecável no campeonato inglês. Portanto, é de se esperar que jogadores como Mohamed Salah ou Sadio Mané sejam os possíveis rostos do FIFA 21.

FIFA 21 terá Libertadores e UEFA Champions League?

Por enquanto, não há indícios de que a EA perderá a licença dos dois principais torneios de clubes do mundo. Inclusive a Libertadores estreou há pouco tempo no FIFA 20 na forma de uma atualização disponibilizada em março.

Vale lembrar que, por conta da indefinição do calendário do futebol mundial, ainda é difícil prever qual será o destino dos dois torneios. Alguns dirigentes trabalham com um possível retorno do futebol em agosto, mas isso vai depender de como estará a situação de cada país em relação à Covid-19. Assim, é possível que até o dia do lançamento aind

... a não estejam definidos os clubes que farão parte da temporada 20-21 da UEFA Champions League.

Veja a adição da Copa Libertadores ao FIFA 20

Dessa forma, o mais provável é que o FIFA 21 receba diversos DLCs (como aconteceu com a Libertadores) para acomodar as mudanças que serão feitas no calendário ao longo do ano.

Teremos VAR nos jogos?

Até o momento, a EA não confirmou uma possível introdução do árbitro de vídeo (também conhecido como VAR) ao FIFA 21. Porém, com a tecnologia sendo utilizada em praticamente todos os campeonatos de futebol de alto nível, é natural que ela chegue em algum momento ao mundo virtual. O Football Manager, por exemplo, já conta com o recurso.

Porém, apesar de trazer mais realismo às partidas, muitos acreditam que a adição do VAR não traria qualquer benefício ao game — e muito provavelmente até atrapalharia, tornando as partidas mais lentas. De qualquer forma, seria uma novidade que chamaria atenção e dividiria opiniões assim como no futebol de verdade.

Ultimate Team sofrerá mudanças?

O FIFA 20 teve como principal novidade o modo Volta, que marca o retorno do futebol de rua dos tempos do FIFA Street. O novo modo fez tanto sucesso entre os gamers que há rumores de que ele pode ganhar um espaço dentro do Ultimate Team, com partidas de até 5 x 5 jogadores.

Fora isso, uma outra possível mudança não é nada positiva para os fãs de futebol. Por conta da recente prisão de Ronaldinho Gaúcho no Paraguai, a EA pode cogitar a remoção do ex-meia brasileiro do Ultimate Team. Se essa decisão for realmente tomada, ela não será inédita: o holandês Marco Van Basten teve suas cartas retiradas do FIFA 20 após ele fazer uma saudação nazista ao vivo na TV.

O que você acha de FIFA 20? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo