Aplicativos para aula online se mostram como opções viáveis para estudar em casa durante o período de isolamento social, em que aulas são ministradas à distância. Apps como o Google Classroom permitem que professores criem turmas para anexar materiais didáticos, listas de exercício e tarefas para que alunos saibam como estudar online. Já o Kahoot! e o Quizlet trazem propostas de estudo diferentes por meio de jogos interativos e de perguntas e respostas em estilo "quiz".

Confira, na lista abaixo, cinco opções de aplicativo para aulas online disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) com propostas diferentes e que podem ser utilizados tanto por professores quanto por alunos. Apps como estes podem ser úteis para estimular o aprendizado, além de serem ferramentas complementares aos estudos que fogem do lugar comum e do estilo de ensino tradicional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Classroom

O Google Classroom ou Google Sala de Aula é uma ferramenta que funciona como um aplicativo para aula interativa. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o app pode ser utilizado por professores que desejam complementar os estudos com materiais, atividades e pequenas tarefas à distância que ficam salvos no "Mural" da turma.

Ao criar uma turma, é gerado um código que pode ser compartilhado com alunos, para que estes tenham acesso ao conteúdo disponibilizado. Também é possível convidá-los por meio de sugestões enviadas por e-mail. As turmas podem ter mais de um professor, e estes podem anexar materiais em PDF à plataforma, disponibilizando-os para a turma. O app também permite a criação de perguntas, que podem ser respondidas por meio de textos curtos ou múltipla escolha.

2. Kahoot!

O Kahoot! é um aplicativo com uma proposta de aprendizado curiosa e divertida, disponível nas plataformas Android e iPhone (iOS). Por ser em inglês, o app estimula o aprendizado do idioma com temas relacionados a ciências, história, geografia e até matemática, por meio de jogos e perguntas em formato de quiz, que podem ser acessados individualmente ou em grupo.

O app pode ser usado por professores que desejam complementar aulas por meio de atividades e jogos para estimular o aprendizado dos alunos, e o acesso pela turma pode ser feito por meio de um PIN. O Kahoot! também pode ser uma ferramenta interessante para quem deseja aprender ou saber mais sobre um determinado tema com uma perspectiva diferente da tradicional, já que também é possível estudar e participar dos jogos individualmente.

3. Quizlet

Ao acessar o Quizlet como aluno, é possível escolher entre as opções "Encontrar materiais de estudos" ou "Criar sua própria lista". Com estas opções, o app permite navegar encontrando materiais sobre o tema de seu interesse ou criar um próprio. Também é possível encontrar colegas de turma e professores na aba "Usuários".

Acessando a lupa, é possível encontrar listas e turmas. Faça a busca com uma palavra-chave que envolve seu tema de interesse e tenha acesso às listas disponibilizadas por membros do app, que podem ser professores ou outros alunos. Toque sobre os materiais, estude pelos "Cartões" e teste seu nível de conhecimento em "Aprender". Em "Avaliar", é possível avaliar seu progresso e, em "Combinar", acessar jogos interativos.

4. ClassDojo

...

O ClassDojo pode ser acessado por alunos, professores, pais e líderes escolares. Para acessar o app como aluno, é necessário inserir um código disponibilizado previamente pelo professor ou escanear o QR Code da turma. A ferramenta serve para complementar aulas escolares presenciais e, por esse motivo as turmas, só podem ser acessadas se tiverem um professor. O app está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Conectando-se ao ClassDojo como professor, é possível criar turmas e adicionar alunos e pais para que estes vejam o progresso dos filhos. Na aba "Kit de ferramentas", estão alguns recursos que podem ser úteis dentro da sala de aula, como em "Aleatório", que escolhe um aluno para responder a uma questão feita pelo professor, por exemplo. Já em "Hoje", o professor pode compartilhar pensamentos e fazer anúncios com a turma e, em "Direções", planejar as tarefas do dia.

5. Discord

O Discord é uma plataforma de comunicação que pode ser usada por alunos e professores, principalmente para debaterem sobre assuntos relacionados às aulas ou para solucionar dúvidas. Disponível nas plataformas Android e iPhone (iOS), o app é bem versátil e pode ser usado para conversar com amigos, já que a ferramenta também é famosa entre os gamers que a utilizam enquanto jogam.

Ao clicar em "Criar um clube ou uma comunidade", é possível convidar amigos por meio de um link que pode ser compartilhado por meio das redes sociais. O Discord pode ser uma ferramenta interessante para a complementar aulas presenciais ou para solucionar dúvidas de alunos em temas lecionados durante a quarentena, já que é possível adicionar arquivos de mídia ao seu "clube", como fotos, vídeos e documentos em PDF que podem ser compartilhados com a turma.

Como resolver problemas com aulas online? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo