O Procon do estado de Santa Catarina permite incluir números de telefone com os DDDs 42, 47, 48 e 49 e endereços de e-mail em uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. De acordo com o decreto estadual 638/2016, que regulamenta a lei federal 15.329/2010, as empresas têm o prazo de 30 dias para cessar as ligações e mensagens. O recurso pode ser um alívio para muita gente, visto que as ligações de telemarketing incomodam mais de 90% das pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor.

No tutorial a seguir, confira como adicionar os seus números de telefone e e-mails à lista de bloqueio de ligações de telemarketing em Santa Catarina. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com iOS 13, mas os passos são os mesmos em aparelhos com Android ou no computador.

Passo 1. Acesse o site de Bloqueio de Telemarketing do Procon-SC (bloqueiotelemarketing.procon.sc.gov.br) e role a página até "Quero bloquear". Selecione se quer cadastrar uma pessoa física ou jurídica e entre com as informações solicitadas, como dados pessoais e endereço.

Passo 2. Agora, cadastre os telefones e endereços de e-mails. Selecione o DDD e digite o número no campo à direita. Para inserir outros números e e-mails, toque sobre o botão "+". Feito isso, concorde com os termos e pressione "Cadastrar".

... p> Passo 3. Acesse a caixa de entrada e abra o e-mail de confirmação do Procon SC. Nele, clique em "Ativar Cadastro" e anote o código de acesso, que deverá ser usado como senha para acessar o cadastro e incluir ou excluir números e e-mails da plataforma.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo