Carteira bB é o novo aplicativo do Banco do Brasil para celulares Android e iPhone (iOS). O app, que serve como uma carteira virtual, não cobra taxas de adesão ou tarifas para utilização dos serviços disponíveis para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, há a cobrança de uma taxa referente a transações. A Carteira Bb também é usada para repassar o valor de R$ 60 do auxílio merenda em Piauí. Confira a seguir uma lista com perguntas e respostas para esclarecer algumas dúvidas sobre o app.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona a Carteira bB?

A Carteita bB é uma carteira virtual que pode ser usada para guardar, pagar e receber quantias em dinheiro, realizar transferências e recargas de celular, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Tudo é realizado sem a cobrança de taxas para pessoas físicas, e o aplicativo ainda conta com benefícios para quem está usando o app e realizando ações pela primeira vez.

Ainda é possível pagar boletos e realizar pagamentos em negócios parceiros por meio da Carteira bB, obtendo descontos e vantagens. Caso precise sacar seu dinheiro, basta realizá-lo em um caixa eletrônico do Banco do Brasil, e não são cobradas taxas de saque.

2. Como baixar e se cadastrar na Carteira bB?

O primeiro passo é entrar nas lojas virtuais da Play Store ou App Store e instalar o app Carteira bB. Abra o app e toque sobre "Criar carteira bB" e "Para você". Leia atentamente os termos e condições de uso do app, marque a caixinha ao final do texto se concordar e assinale "Continuar". Adicione seus dados pessoais compostos por CPF, nome completo e data de nascimento e prossiga para "Continuar".

Depois disso, adicione o seu número de telefone com DDD e toque sobre "Continuar". Então, valide seu cadastro com um código enviado por SMS para o seu aparelho. Agora só falta criar uma senha — ela deve ter seis dígitos e é ideal evitar números repetidos e em sequência. Ao finalizar, toque em "Concluir".

Os passos para cadastrar uma empresa são bem parecidos: em vez de tocar sobre "Para você", selecione "Para sua empresa". Então, o aplicativo pedirá o CNPJ e nome da empresa, além dos dado bancários dela no Banco do Brasil. Vale lembrar que os termos e condições de uso da Carteira bB podem ser acessados posteriormente também.

3. Qual a diferença da carteira para pessoa física e para pessoa jurídica?

Os serviços do aplicativo para PJ e PF variam um pouco, mas não há cobranças de adesão nem para pessoas físicas ou jurídicas. Os pagamentos realizados pela Carteira bB em pequenos negócios são realizados por meio da leitura de um QR Code, e os valores são creditados diretamente na conta do Banco do Brasil da empresa. A maior diferença é com relação a taxas, já que a Carteira bB não irá cobrar taxas de transação para pessoas físicas, o que muda para Pessoas Jurídicas.

Porém, ainda é disponibilizado um período de testes que não cobra taxas para PJ, porém, quando o período for concluído, segundo os termos e condições de uso do app, as empresas são comunicadas quanto as políticas tarifárias das transações e podem optar por continuar utilizando o serviço ou não.

4. Como receber auxílio merenda com o Carteira bB?

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí‎ (Seduc) repassará nesta sexta-feira (16) os pagamentos do auxílio emergencial de alimentação escolar pelo app da Carteira bB. Os valores são de R$ 60 para famílias já cadastradas no Bolsa Família, e estima-se que ma

... is de 59 mil alunos receberão o benefício, que deve perdurar durante o tempo em que as atividades escolares estarão suspensas por conta do surto de coronavírus.

No aplicativo, o cadastro deve ser realizado no nome e CPF do responsável por receber o Bolsa Família. O app poderá avisar que você tem direito ao benefício de forma automática, se isso acontecer, clique em "Resgatar agora". Caso ele não notifique o recebimento da ajuda de custo, toque sobre a aba "Receber" no canto inferior esquerdo da tela e em seguida, sobre a opção do benefício. Siga com os passos expostos na tela do celular e o benefício será resgatado.

5. Quais as funções da carteira digital?

Os serviços oferecidos pelo app Carteira bB variam entre transações de quantias para outros bancos cadastrados na plataforma, transferência de dinheiro para contatos que possuem a carteira bB ou para uma conta no Banco do Brasil. É possível usar a quantia presente na carteira digital para saque em caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ou para pagar boletos com leitura do código de barras. Outro serviço da Carteira bB é efetuar pagamentos em negócios parceiros, tudo pelo app e sem taxas.

Como obter a CNH definitiva pela Internet? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo