O Waze Carpool é o aplicativo de carona do Google, que tem integração com o famoso app Waze. Com o serviço, passageiro e motorista — com o mesmo trajeto em um horário específico — podem dividir os custos da viagem e gastos com a manutenção do carro. A plataforma colaborativa está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e acessa os dados dos usuários do Waze para sugerir pessoas que possam estar interessadas em compartilhar a viagem. O app se assemelha a proposta do aplicativo BlaBlaCar, por funcionar sem a intenção de ganhar dinheiro como motorista profissional. Dessa maneira, o serviço é uma alternativa mais barata se comparada aos rivais Uber e Cabify.

Em média, o custo da carona fica em torno de R$ 4 a R$ 25 e o pagamento é realizado apenas por cartão de crédito. A plataforma foi lançada em 2009, mas apenas chegou ao Brasil em agosto deste ano. Confira a seguir perguntas e respostas sobre o Waze Carpool e saiba como usar, quais são as formas de pagamento e conheça a política de segurança do serviço.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona o Waze Carpool ?

O Waze Carpool é um aplicativo para pedir ou oferecer carona. Disponível em Android e iPhone (iOS), o serviço funciona integrado aos dados e à tecnologia do app Waze. Assim, ele acessa informações de pessoas que usam a plataforma colaborativa e também fazem o mesmo trajeto, casa-trabalho por exemplo, em um determinado horário. Dessa forma, o aplicativo torna possível que motoristas do Waze possam dar carona aos passageiros do Waze Carpool.

2. Onde o Waze Carpool está disponível?

Por enquanto, o Waze Carpool está presente no Brasil, Estados Unidos e Israel. Em breve, o app ficará disponível para o restante do mundo, mas sem previsão de data, de acordo com as informações no site do serviço.

3. Como funciona o planejamento de caronas?

O Waze Carpool permite ao usuário planejar as suas caronas com antecedência. Para isso, basta escolher o trajeto (casa ou trabalho, por exemplo), dia e horário de sua preferência. Em seguida, envie uma solicitação de viagem para quantos motoristas desejar e aguarde a confirmação. Por fim, aparecerá a foto do motorista que aceitou a sua oferta de viagem.

4. Waze Carpool é seguro?

Em relação à segurança, o Waze Carpool permite que tanto o passageiro quanto o motorista tenham acesso às redes sociais, avaliações e conexões em comum. Além disso, o passageiro pode denunciar o motorista ao próprio serviço e vice-versa. Outra ação permitida é o bloqueio da pessoa para que não receba mais mensagens e ofereça ou peça caronas. O recurso é válido para os casos de abuso ou qualquer atitude desrespeitosa contra um dos usuários do aplicativo.

5. Quais são as características e os diferenciais?

O Waze Carpool tem alguns recursos que o tornam um diferencial em relação aos concorrentes. O passageiro pode compartilhar o horário da sua viagem nas redes sociais ou apps de mensagem, como o WhatsApp, para convidar seus amigos a dividir o custo.

Outro função permite criar grupos com pessoas que costumam fazer o mesmo trajeto que você e deixar a viagem de todo mundo mais barata. O preço-base é calculado a partir do caminho, número de pessoas no veículo, entre outros fatores, porém não há taxa de serviço aplicável, segundo o Waze Carpool. Além disso, motorista e passageiro podem dividir os gastos da viagem — gasolina, pedágio e estacionamento, por exemplo — como uma alternativa ao sistema padrão de pagamento por corrida, feito pela rival Uber.

6. Como funciona o pa

... gamento?

O passageiro precisa criar uma conta no Google Pay e adicionar um cartão de crédito válido. A cobrança é automática toda vez que a viagem for concluída. No extrato aparecerá as seguintes informações: GOOGLE *WAZECPL, mês, dia e período — AM (manhã) ou PM (tarde/noite). Já para o motorista o valor recebido será depositado em uma conta do Google Payments. Em alguns casos, a plataforma afirma subsidiar os custos da viagem, ou seja, o solicitante da carona paga um valor menor que o condutor recebe.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo