VPN é a sigla em inglês para "Virtual Private Network" (Rede Virtual Privada, em tradução livre). Como o nome indica, trata-se de um mecanismo capaz de delimitar a comunicação entre celulares, computadores e outros aparelhos que têm acesso restrito à rede em questão, bastando utilizar as credenciais necessárias. é uma forma de interligar diferentes dispositivos pela Internet, proporcionando uma segurança maior aos dados, que são criptografados, e dificultando a sua interceptação por terceiros.

Um dos possíveis usos da VPN é o acesso remoto a redes de empresas, muito usado para o sistema de home office. Trata-se de uma alternativa de custos, já que conectar todos os dispositivos por cabos pode ser bem mais caro. O TechTudo separou, a seguir, cinco perguntas e respostas sobre como funciona e como usar VPN no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona VPN no celular

Uma das vantagens de se usar VPN no celular é garantir a segurança dos seus dados, por exemplo, durante a conexão a redes Wi-Fi públicas, que podem expor o celular a hackers e malwares. Além disso, suas pesquisas, downloads e uploads são feitos com maior privacidade.

Dependendo da região do planeta em que você se encontra, alguns conteúdos podem ser bloqueados por questões de restrição geográfica. Usuários podem recorrer à rede privada para atividades como assistir à Netflix de outro país, embora a empresa faça o bloqueio do uso de VPN para Netflix.

Como usar VPN no celular

Para usar VPN no celular Android, o usuário deve ir no ícone da engrenagem, que fica na barra de notificações. Em "Configurar”, toque na opção "Mais". Procure por "VPN" e toque em "Adicionar perfil de VPN". O usuário deve preencher os dados solicitados, que são obtidos junto ao fornecedor do acesso à rede em questão.

Para usar VPN no celular iPhone (iOS), a configuração é feita em "Ajustes". Em "Geral", procure por "VPN" e, em seguida, toque em "Adicionar Configuração de VPN". Selecione o tipo de protocolo, preencha os dados solicitados e conclua a operação.

VPN, acesso remoto e alternativas

A VPN é uma alternativa muito utilizada para o acesso remoto durante o home office. Ela permite que o usuário se conecte a rede empresarial e acesse as plataformas restritas aos funcionários. No caso de a empresa não disponibilizar essa modalidade, o TeamViewer se torna um aplicativo muito procurado como forma de utilizar o computador do trabalho remotamente.

Ele facilita o compartilhamento de dados entre dois dispositivos, e também possibilita a participação em apresentações, sempre por conexões seguras e protegidas por senha. Para tornar a experiência ainda mais pessoal, o app tem painel de controle, fornece histórico de chat, tem chamadas de vídeo e permite a utilização de fotos de perfil.

VPN grátis: é perigoso usar?

É preciso ter muita atenção com o uso de um serviço de VPN gratuito, porque alguns deles podem ser uma ameaça aos dados em vez de uma solução de segurança e conectividade. No momento do download, algumas alternativas de VPN grátis podem trazer softwares maliciosos como trojan, malware e spyware.

Além disso, como a conexão não é rastreada pelo provedor, pode haver roubo e venda de dados pelo próprio app utilizado, a fim de serem vendidos para empresas de publicidade e análise de consumo de conteúdo, por exemplo. Redirecionamento de sites e de

... svio de banda larga são outras características maliciosas comuns em VPN grátis.

Alternativas de VPN grátis

Alguns serviços de VPN grátis, no entanto, são considerados seguros e cumprem seu papel. O TechTudo separou, a seguir, três opções.

1. Opera VPN

O Opera é um navegador que compete com nomes como Chrome e Firefox. Na sua nova versão, há vários recursos adicionais, dentre eles a integração do Opera VPN, rede ilimitada, gratuita e sem assinatura. Para habilitá-la, basta ativar em Menu > Configurações > Privacidade > VPN. O local virtual desejado pode ser escolhido e as estatísticas dos dados utilizados são mostradas. Outro ponto interessante é que a VPN do Opera também pode ser usada em janelas de navegação privada.

2. Warp

O Cloudflare possui o Warp, uma VPN móvel que proporciona uma navegação mais segura e mais rápida. Por se tratar de uma VPN para celular, o tráfego na Internet é mais seguro, mas a versão não permite a adulteração do local em que o internauta se encontra. A prática evita burlar as restrições geográficas citadas acima. O serviço não solicita informações pessoais, nem mesmo nomes.

3. Speedtest VPN

A Ookla criou seu provedor de VPN gratuito para o aplicativo Speedtest. A rede, assim como outros serviços, aponta para uma política não registrar suas atividades na Internet. Ela atribui um IP compartilhável ​​de uma gama de mais de 40 mil endereços para tornar a identidade do usuário anônima. No Speedtest, o ícone de cadeado na parte inferior da tela é utilizado para ativar e criar o perfil VPN no seu celular.

O que é VPN no celular? Usuários tiram dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo