O Google lançou nesta terça-feira (19) uma extensão no mínimo curiosa para o Chrome. A Google Tone utiliza o microfone e o auto-falante do notebook para transferir links entre as máquinas de forma fácil, como conversar com uma pessoa que está do seu lado. Entenda como essa tecnologia funciona. 

Misterioso vírus pode manipular computadores através de sons; entenda

Compartilhe links com computadores próximos através do som com seus microfones (Foto: Divulgação/Google)

A ideia por traz do Google Tone é facilitar o compartilhamento de pequenos arquivos entre dispositivos próximos. Segundo a equipe de pesquisas da gigante de buscas, o desenvolvimento de recursos como e-mail e chats acabaram dificultando a troca de informações entre pessoas que estão lado a lado. Seu software tornaria esse processo simples novamente. 

"O Tone surgiu da ideia de que, embora métodos como e-mail e chats tenham tornado muito mais fácil, barato e rápido o compartilhamento de coisas com pessoas ao redor do mundo, eles tornaram mais complicado de dividir coisas com pessoas que estão ao seu lado", escreveu a equipe do Google. 

Como funciona

Para usar a função de transferência de URLs entre notebooks é preciso que as duas máquinas tenham a extensão instalada. Quando os dois complementos estiverem ligados, basta abrir a página que você quer compartilhar e clicar no botão do Tone - em alguns segundos o outro computador receberá o dado. O computador emite um som pelas caixas, que é recebido pelo microfone do outro.

É possível escutar um som enquanto a transferência acontece. A extensão ainda não funciona em dispositivos móveis e é preciso que os notebooks estejam próximos para que o processo seja eficaz. 

A ideia de compartilhar arquivos leves utilizando o microfone, entretanto, não é nova. A empresa brasileira NearBytes tem uma solução parecida. Com ela é possível usar o recurso como segundo fator para autenti

... car logins de contas online e até mesmo abrir fechaduras.

Qual o melhor navegador para Internet lenta? Veja no Fórum do TechTudo.

A solução do Google ainda está em fase experimental e deve ser aprimorada daqui para frente. Por enquanto, o recurso ainda é limitado, já que só funciona se os computadores estiverem bem próximos. Mesmo assim, vale baixar a extensão e experimentar um pouco do que o futuro tem a oferecer. 

Via Google Research e TNW 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo