Clientes da Caixa Econômica Federal podem fazer o pedido de suspensão temporária de financiamentos habitacionais sem sair de casa. A Caixa tem incentivado o atendimento digital devido à pandemia do novo coronavírus, a fim de evitar aglomerações nas agências. Desde segunda-feira (23), as agências passaram a fazer prioritariamente o atendimento social essencial, e os atendimentos em canais remotos, como a agência digital, telesserviço e WhatsApp, foram reforçados pelo banco.

Em meio ao surto da Covid-19, a Caixa anunciou na última semana que será possível solicitar pausa de até 60 dias nas parcelas do empréstimo habitacional. Clientes podem fazer o pedido pelo app Habitação Caixa em celulares Android ou iPhone (iOS), ou ligar para os telefones 3004-1105 e 0800 726 0505. O aplicativo da Caixa permite gerenciar financiamentos habitacionais em aberto, como emitir segunda via de prestação e extrato para Imposto de Renda (IRPF). Confira a seguir como pausar contrato habitacional e acessar outros serviços do app Habitação Caixa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pausar financiamento habitacional da Caixa

Devido à pandemia de Covid-19, os clientes que possuem financiamentos habitacionais em aberto na Caixa podem solicitar uma pausa no contrato. Com essa nova função, os vencimentos são suspensos e adiados em 60 dias. Para realizar o pedido, toque sobre a opção “Solicitar Pausa” na página inicial do aplicativo. A confirmação de que a solicitação de pausa no financiamento Caixa foi deferida é feita por SMS.

2. Simulador habitacional da Caixa

No simulador de habitação, você simula o seu financiamento ao informar alguns dados como: qual é o tipo de imóvel que deseja comprar (novo, usado, terreno ou em construção), seu valor aproximado, estado e cidade no qual ele está localizado e outras informações sobre a renda do comprador. A partir daí a simulação da habitação informa quais imóveis à venda na Caixa encaixam no seu perfil e as possibilidades de financiamento, número e valor das prestações.

3. Emitir boleto e segunda via de financiamento

Ao acessar seu contrato, o usuário pode emitir a segunda via do boleto de prestações do financiamento para impressão, ou acessar o código de barras para pagamento virtual. Caso desejado, também é possível cancelar o envio do boleto impresso pelos correios mensalmente, e tornar o acesso ao boleto exclusivamente virtual.

4. Emitir extrato de financiamento para IRPF

Ainda na opção “Contratos”, o cliente Caixa tem acesso a documentos como o extrato para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), disponível ao selecionar “Documentos” no canto inferior da tela. Esse extrato comprova à Receita Federal informações sobre o financiamento feito.

5. Outros serviços

...

Além das funções já apresentadas nessa lista, na Habitação Caixa o usuário pode verificar as prestações do financiamento que estão em aberto, acessar o detalhe das parcelas, emitir demonstrativos de todas as cobranças do contrato, alterar data de vencimento das prestações, incluir ou alterar conta para débito, e também acompanhar informações de seu imóvel em fase de construção.

Com informações de G1



>>> Veja o artigo completo no TechTudo