O Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge têm um conjunto de câmeras que arrancou elogios tanto da crítica especializada quanto dos consumidores. Os celulares chegaram ao mercado em 2016, com preço a partir de R$ 3.500, e são uma alternativa para quem busca um smartphone premium, com processador avançado e a possibilidade de fazer excelentes fotos.

Galaxy S7 e S7 Edge: a evolução das câmeras dos celulares da Samsung

Já que a ficha técnica pode virar uma verdadeira sopa de letrinhas para parte das pessoas, o TechTudo se debruçou sobre as especificações da câmera do S7 e do Edge para explicar o que cada recurso significa. Isso inclui, é claro, pontos importantes como foco, lente, zoom e câmera frontal.

Galaxy S7 (foto) enxugou 4 MP em relação ao Galaxy S6, mas câmera é melhor (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Megapixels e zoom

De início, a câmera principal do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge poderia decepcionar por causa da queda na resolução: eram 16 megapixels no Galaxy S6 e agora são 12 MP no S7. Embora a câmera tenha menos megapixels, a qualidade das fotos tende a ser maior.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A câmera da geração S7 produz imagens com pixels maiores (1,4 micron) do que no Galaxy S6. Além disso, a abertura da lente é maior (f/1.7). Somados, os dois fatores permitem à câmera capturar mais luz na hora de tirar fotos, o que resulta em fotos mais iluminadas, mesmo em ambientes de pouca luz. 

O zoom do S7 não foge à regra dos celulares em geral: o recurso é mais simples do que o disponível em câmeras profissionais, com resultado bem inferior, principalmente se a foto ou vídeo forem feitos sem um apoio firme, como um tripé. O zoom, que aumenta a imagem em até oito vezes, expõe as limitações dos 12 megapixels, gerando imagens com ruído.

Sensor: a polêmica de "Sony vs Samsung"

O sensor fotográfico é o componente central da câmera, pois cabe a ele receber a luz e transformá-la em informação, ou seja, as imagens das fotografias. 

Galaxy S7 e S7 Edge podem ter ou sensor Sony ou Isocell, da Samsung (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No caso do S7 e do S7 Edge, há uma tecnologia complexa nos sensores. Chamada de Dual Pixel, a técnica basicamente associa dois diodos (estruturas microscópicas que, unidas, formam o sensor; normalmente cada diodo é responsável por um pixel) a um mesmo pixel, garantindo que, enquanto um deles registra a imagem, o outro trabalha no foco. Essa tecnologia dá à câmera do S7 velocidade e precisão de foco.

Uma curiosidade sobre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge é quanto aos sensores fotográficos no celular. É possível encontrar aparelhos com sensor Isocell, fabricado pela Samsung, ou IMX260, da Sony. O interessante é que não há como saber qual dos dois está presente no celular na hora da compra, fazendo com que seja uma questão de sorte.

Embora os dois sensores sejam fabricados de acordo com especificações da

... Samsung e tenham desempenho bastante similar, há algumas diferenças em comparações realizadas entre eles: fotos criadas com o sensor da Sony têm aspecto mais amarelado. Para completar, o balanço de branco com o Isocell é superior.

Lente e foco

Tanto o Galaxy S7 quanto o Galaxy S7 Edge contam com lente de 26 mm feita de plástico e de seis elementos. Essa lente tem distância focal mínima de 6 cm e, de acordo com a Samsung, a faixa de ISO vai de 50 a 1250.

Segredo da câmera do Galaxy S7 está na tecnologia do sensor (Foto: Divulgação/Samsung)

Se a lente do S7 é bem convencional, a situação muda de figura quando o assunto é a tecnologia responsável pelo funcionamento do foco automático da câmera. Usando o sistema Dual Pixel, a câmera do S7 é bastante ágil para definir o ponto de foco de forma automática, seja em vídeo ou foto.

Recursos e app

Os top de 2016 da Samsung contam com recursos importantes na câmera, como gravação de vídeo em resolução 4K a 30 fps (quadros por segundo), disparo contínuo e fotos em movimento. Há também estabilização óptica de imagem, para evitar que tremidas prejudiquem a qualidade final das imagens.

Aplicativo de câmera oferece uma grande quantidade de recursos para quem quer caprichar nas fotos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Assim como outros celulares top de linha, o S7 permite que o usuário defina a câmera para operar no modo manual, permitindo controle amplo sobre diversas regulagens, como exposição, ISO e velocidade do obturador, além de salvar fotos em RAW, para edição em alta qualidade.

A câmera do S7 é compatível com a tecnologia HDR. O usuário pode deixar o HDR ligado o tempo todo, escolher desligá-lo ou usar a ferramenta de forma automática, em que o aplicativo de câmera decide se o HDR deve ou não ser aplicado no momento de cada foto.

Galaxy S7: câmera do telefone conta com tecnologia HDR (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Galaxy S6 Edge Plus ou Galaxy S7 Edge? Comente no Fórum do TechTudo.

É importante lembrar o HDR faz mais diferença em fotos com alto contraste (com um canto da foto no escuro e outro iluminado, por exemplo), de forma que deixar a ferramenta ativada o tempo todo pode não resultar em ganhos de qualidade.

Como já acontece há algumas versões do TouchWiz, o software da Samsung baseado no Android, a fabricante continua oferecendo a possibilidade de aplicar filtros na câmera. Para completar, é possível baixar novos filtros gratuitamente pela loja oficial Galaxy Apps.

Selfies

O S7 e o Edge trazem também uma câmera frontal, com resolução de 5 MP. Essa não é uma quantidade de megapixels espetacular, mas, assim como a câmera traseira, pode impressionar. Isso porque o aplicativo de câmera do smartphone permite ao usuário ter acesso a recursos avançados, como modo pro, HDR e escolha do tom de cor.

Além disso, as fotos em movimento também podem ser tiradas com a câmera frontal, deixando a prática das selfies mais interessante. O modo selfie, por exemplo, ajuda a fotografar rostos e permite fazer download de modos pré-definidos para a câmera.

A câmera do Galaxy S7 vale a pena?

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge têm câmeras poderosas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Não é por acaso que a câmera do Galaxy S7 é tão elogiada. A Samsung acertou ao trazer boa qualidade de imagem de forma automatizada, o que permite que até amadores façam imagens interessantes. Ao mesmo tempo, a câmera agrada quem tem um olhar mais clínico para fotografia, com recursos especiais e controles manuais. 

Para consumidores que decidem suas compras pela qualidade de câmera, o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge são apostas certeiras. A câmera é boa em situações de baixa luminosidade, há muitos recursos interessantes no aplicativo e o sensor de 12 megapixels, embora menor, justifica-se pela tecnologia dual pixel, que deixa o foco automático instantâneo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo