O Xbox Series X teve especificações reveladas pela Microsoft nesta segunda-feira (16), apesar de o preço de lançamento ainda não ter sido divulgado. Além da ficha técnica do sucessor do Xbox One, as novidades incluem o tempo de carregamento de jogos e informações sobre os controles. Em relação ao hardware do videogame, a Microsoft apenas confirmou o que já vinha sendo ventilado nos últimos rumores e notas sobre o Xbox Series X. O rival do PlayStation 5 (PS5) possui um processador de oito núcleos personalizado de 3.8 Ghz, além de processador gráfico de 12 Teraflops – o que indica uma enorme capacidade de geração de poder visual.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Saiba mais: assista ao vídeo com perguntas e respostas sobre o Xbox One X a seguir

A empresa ainda brincou e fez uma comparação de tamanho entre o console e uma geladeira – abraçando um meme que já havia sido lançado pelos fãs na época em que o hardware foi revelado pela primeira vez. De acordo com as medidas oficiais, o Series X possui 30 centímetros de altura, além de 15,1 centímetros de largura em todas as suas bases, já que ele tem o formato quadrado – enquanto uma geladeira pode passar de um metro.

A memória conta com 16Gb GDDR6 e o armazenamento interno tem o modelo padrão de 1TB SSD – e não HDD, como na geração anterior de consoles. Entenda como funcionam os Teraflops. O console também chega com a capacidade de expansão de armazenamento por cartão de memória de até 1 TB, para dobrar o tamanho de games guardados. Também é possível expandir usando um HDD padrão, além de SSDs, com leitor 3.2, o que indica uma grande velocidade de leitura em aparelhos mais antigos.

Por falar em leitor: o Xbox Series X vem com leitor de Blu-ray com capacidade para resolução 4K, a maior para jogos de console no momento, além de performance de 60 a 120 quadros por segundo. A promessa é de suavidade de imagens.

Já sobre o controle, a Microsoft revelou seu visual, que é bem parecido com o modelo atual do Xbox One e Xbox One X, mas com diferenças pontuais. Uma das novidades é a inclusão de um direcional digital inédito, em alto-relevo. Ele será compatível com outros dispositivos para jogos, além do Xbox Series X, mas nada foi dito sobre bateria.

Por fim, mas não menos importante, o canal oficial do Xbox lançou um vídeo que compara o tempo e carregamento de jogos entre o Xbox One X, o mais poderoso atualmente, e o Xbox Series X. O game utilizado é State of Decay 2 e o tempo de carregamento no novo console é de apenas alguns segundos, enquanto no antigo modelo chega a quase um minuto.

Ficha técnica do Xbox Series X:

  • CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8 GHz (3.6 GHz com SMT)
  • GPU: 12 Teraflops, 52 CUs a 1.825 GHz, RDNA 2 customizado
  • Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120 fps
  • Processador: TSMC 7nm aprimorado
  • Memória: 16 GB GDDR6
  • Memória interna: 1 TB NVMe SSD customizado
  • Memória expansível: 1 TB
  • Armazenamento externo: US
... B 3.2 HDD Support
  • Drive óptico: 4K UHD Blu-Ray Drive
  • Velocidade da IO: 2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Comprimida)
  • Tamanho da matriz: 360.45 mm2
  • Largura de banda de memória (Bandwidth): 10 GB a 560 GB/s, 6 GB a 336 GB/s
  • Via Microsoft

    Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo

    Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo