Converter PDF em Excel é uma tarefa que pode ser feita de maneira simples e rápida com a ajuda de sites gratuitos. Ferramentas como iLovePDF, easyPDF e Smallpdf permitem transformar documentos em planilhas em poucos cliques, sem necessidade de cadastro. O recurso é útil para quem precisa extrair dados de tabelas criadas em PDF e manipulá-las no editor da Microsoft. Confira a seguir, cinco sites para converter PDF em Excel grátis.

Quer comprar celular, TV e outros eletrônicos com desconto? Aproveite as ofertas da Semana do Consumidor no Compare TechTudo

1. iLovePDF

Famoso editor de PDFs online, o site iLovePDF também permite transformar arquivos do tipo em folhas de cálculo editáveis. Para isso, basta arrastar o documento até a plataforma. Vale ressaltar que a versão gratuita do serviço permite o upload apenas de um item por vez. Nos testes realizados pelo TechTudo, a conversão funcionou perfeitamente e não houve distorções nas tabelas do arquivo final.

Veja também: Como excluir todas as linhas em branco no Excel de uma vez

2. Smallpdf

Simples e de uso intuitivo, o site Smallpdf oferece uma série de recursos para manipular arquivos PDF, incluindo conversão para Excel. Usuários interessados em transformar documentos em planilhas editáveis precisam apenas fazer o upload do documento na plataforma. Assim como o iLovePDF, o Smallpdf permite a adição de um item por vez.

É importante esclarecer que, no caso de haver páginas digitalizadas no PDF, as folhas aparecerão como imagens no arquivo XLS. Se quiser que elas sejam convertidas em documentos editáveis, será preciso assinar a versão premium, que custa US$ 12 ao mês.

3. Alto PDF

A ferramenta Alto PDF (altoconvertpdftoexcel.com) transforma documentos PDF em planilhas do Excel em poucos segundos. O destaque do site é a possibilidade de editar o arquivo online após a conversão, recurso que não está presente em nenhum dos concorrentes desta lista. O Alto PDF também mostrou bom desempenho ao trabalhar com tabelas mais complexas.

4. easyPDF

A plataforma easyPDF funciona de maneira similar aos seus concorrentes, mas se destaca por permitir a conversão de folhas digitalizadas sem custo. É possível fazer o upload do documento a partir do próprio computador ou de serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive e Dropbox.

Nos testes realizados pelo TechTudo, a ferramenta falhou na conversão de tabelas mais complexas. O easyPDF não preserva as cores e fontes utilizadas no arquivo original, de forma que o visual da planilha acaba sendo pouco fiel ao do PDF. Além disso, houve distorções na formatação de alguns campos.

5. Sejda

... O Sejda (sejda.com/pt/pdf-to-excel) é mais uma alternativa online para usuários que precisam converter PDF em Excel. Para isso, é preciso fazer o upload de um arquivo por vez. Antes de baixar a planilha final, o usuário tem a chance de visualizar uma prévia dos dados que serão extraídos do PDF. Assim como ocorreu nos testes com o easyPDF, o Sejda não mostrou bom desempenho na conversão de tabelas complexas.

Problemas com o Excel? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo