League of Legends (LoL), MOBA de sucesso da Riot Games, completa 10 anos de lançamento neste mês. Lançado em 27 de outubro de 2009, o jogo disponível para download em computadores se consagrou como um dos mais populares no mundo. O game acumula milhares de jogadores, tem um universo de homenagens e referências próprias, promove campeonatos de esports com prêmios milionários e já bateu diversos recordes de audiência. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre o LoL em seu aniversário de 10 anos, que teve vários marcos importantes na última década.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Sucesso de público

Em uma década de existência, League of Legends alcançou números extraordinários no quesito audiência e jogatina. De acordo com a Riot Games, mais de 100 milhões de pessoas jogam o título por mês. Em 2012, três anos após o lançamento, o game já era considerado um dos mais jogados do mundo, de acordo com uma pesquisa da empresa DFC Intelligence. Naquele ano, os jogadores acumularam mais de 1,3 bilhão de horas jogadas nos Estados Unidos e Europa.

Atualmente, o jogo ainda continua no topo das tabelas. De acordo com a NewZoo, empresa de análise de mercado do esports LoL foi a produção para computador mais jogada em setembro de 2019. O levantamento leva em consideração 42 países, incluindo o Brasil. A mesma empresa aponta que em agosto o jogo da Riot Games foi o mais assistido no mundo na plataforma Twitch. Foram mais de 69,7 milhões de horas de gameplay assistidos por jogadores no período.

Mudanças e evolução

O game passou por mudanças significativas nestes 10 anos. Criado e idealizado como um mod de Warcraft III: The Iron Throne, o jogo tinha gráficos simples, era menos frenético e oferecia um número consideravelmente menor de campeões. Entre os campeões clássicos que fazem parte da primeira leva estão nomes como Kayle, Jax e Ashe. Eles foram redesenhados algumas vezes durante os anos. Em 2019 o game conta com mais de 130 campeões.

Entre as dezenas de updates lançados pela Riot Games, de correções, nerfs e lançamentos de novos heróis, um dos mais significativos foi o lançamento do mapa “Proving Grounds”. Disponibilizado em 2012, o mapa tem duas equipes de cinco campeões que lutam por uma única rota. 2012 também foi o ano em que League of Legends chegou oficialmente ao Brasil, com materiais de apoio, site, suporte, legendas e dublagens em português.

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

Sucesso nos esportes eletrônicos

O LoL foi um dos principais títulos que ajudou o cenário dos esports a se tornar um fenômeno de audiência e premiações. As competições do game são divididas por regiões, com duas temporadas (splits) por ano. Os melhores times de cada região se classificam para os dois torneios internacionais anuais, o Mid-Season Invitational (MSI) e o Mundial de LoL. Na edição de 2018, o time chinês Invictus Gaming venceu o maior torneio do cenário do MOBA e levou para casa US$ 2,4 milhões (aproximadamente R$ 10 milhões em conversão direta).

No Brasil, a elite dos jogadores profissionais disputa o Campeonato Brasileiro de LoL (CBLoL). O torneio, que garante vaga para um time brasileiro em torneios internacionais, é disputado entre oito equipes em duas etapas.

Dezenas de referências

Ao longo de uma década de existência, LoL acumula dezenas de homenagens a figuras da cultura pop. O campeão Shaco, por exemplo, foi inspirado no Coringa, arqui-inimigo do herói Batman. Além das vestes de palhaço, cujas cores são inspiradas no visual da Arlequina, o c

... ampeão fala “por que você está tão sério?”, frase dita pelo vilão dos quadrinhos no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

A Riot Games também já homenageou o Brasil no MOBA. A campeã Neeko foi inspirada na Floresta Amazônica, de acordo com o ilustrador Daniel Gomez. A dubladora da personagem, tanto em inglês quanto português, é a brasileira Flora Paulita. Outra referência ao Brasil é a campeã Nami, que teve inspiração na sereia Iara, personagem mítica do folclore brasileiro.

Outra lembrança bem humorada ao país aconteceu no personagem Darius. O campeão ganhou uma skin lendária em 2018, junto a ela, uma nova animação de dança. Os movimentos do campeão foram totalmente inspirados no meme de um garoto dançando junto com um cachorro na frente de um muro com a bandeira brasileira. O vídeo viralizou no Brasil há cerca de três anos.

Banda Pentakill

League of Legends já possui uma subcultura própria bastante rica. Além dos milhares de jogadores, campeonatos milionários e centenas de produtos relacionados, o game deu origem à uma banda. “Pentakill” é um grupo de heavy metal formado, no cenário virtual, por personagens do jogo. Totalmente inspirada no grupo britânico Gorillaz, a banda conta em sua formação os campeões de LoL Karthus (vocal), Olaf (bateria), Mordekaiser (guitarra), Yorick (baixo), Sona (teclado) e Pentakayle (vocal).

No mundo real, o projeto já contou com músicos como Danny Lohner (Nine Inch Nails), Tommy Lee (Mötley Crüe), Derek Sherinian (Sons of Apollo), Jørn Lande (Avantasia e Masterplan) e Mike Pitman (Xerath). A banda tem dois álbuns de estúdio, o último se chama “Grasp of Undying” e foi lançado em 2017.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo