Doom Eternal é o novo jogo da aclamada franquia de FPS, anunciado pela ID Software durante a E3 2018. Com lançamento marcado para o dia 20 de março de 2020, o game chega ao Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Google Stadia e com download para PC (Steam e Bethesda.net). O título também será disponibilizado para o Nintendo Switch, ainda sem data marcada.

As informações divulgadas de Doom Eternal incluem seu gameplay, história e os requisitos mínimos de sistema, mas o preço ainda é um mistério. O jogo traz a franquia para os consoles da nova geração, e dá continuidade à história da saga. O gameplay foi aprimorado, oferecendo uma melhor mobilidade e um modo multiplayer totalmente reformulado.

Quer comprar jogos e consoles com desconto na Semana do Consumidor? Conheça o Compare TechTudo

Lançamento e pré-load

Doom Eternal será lançado no dia 20 de março de 2020 para PC, PS4, Xbox One e Google Stadia. Inicialmente, o seu lançamento estava marcado para novembro de 2019, porém, um mês antes, a ID Software anunciou o adiamento do projeto para que o game ficasse “de acordo com os padrões de velocidade e polimento” da empresa.

Uma versão de Nintendo Switch também se encontra em desenvolvimento pela Panic Button, mas ela não será lançada junto com as dos outros consoles. Entretanto, a desenvolvedora confirmou que não irá demorar muito para os usuários da plataforma da Nintendo poderem jogar.

O pré-load digital de Doom Eternal já está disponível para usuários do Xbox One. No PlayStation 4 e PC – tanto pela Bethesda.net quanto pelo Steam –, ele começará 48 horas antes do lançamento do game, no dia 18.

História

Os eventos de Doom Eternal se passam oito meses após o final do game de 2016. Depois que os portões do inferno são direcionados para a Terra, 60% do planeta acaba nas mãos da invasão demoníaca. Os militares terrestres não conseguem conter a invasão e grande parte da população é dizimada logo no primeiro mês. Os poucos humanos que sobraram ficaram vivos graças aos Arcs, que os evacuam em órbitas. O fuzileiro Doom Slayer retorna do Inferno para salvar a humanidade e acabar com o legado maligno dos Hell Priests.

Saiba mais: confira imagens de Doom, jogo que deu início à franquia

Gameplay

Assim como os outros jogos da franquia, Doom Eternal tem um gameplay focado na ação. Doom Slayer retorna mais poderoso para enfrentar hordas de demônios utilizando armas com poderes devastadores. No entanto, agora o personagem possui uma movimentação mais rápida e variada, além de um canhão de ombro que pode ser usado para atirar granadas ou criar explosões de fogo. Esse canhão tem uso infinito, sendo limitado apenas por um tempo de cooldown.

A mobilidade do personagem também foi aprimorada, com a adição de um gancho de pendurar na Super Shotgun, a possibilidade de balançar em barras para mudar sua posição no mapa e a execução boosts de movimento no chão. O fuzileiro pode usar o boost duas vezes antes de ter que aguardar o tempo de recarga.

Um arsenal de respeito

Em Doom Eternal, o Doom Slayer tem à sua disposição um arsenal variado com armas como a Combat Shotgun e Super Shotgun, um Rifle de Plasma e até uma Balista. Para os que preferem um combate mais direto, há também as armas melee como a Lâmina The Crucible e uma motosserra. Depois de causar bastante dano, os inimigos ficam enfraquecidos e o jogador pode encerrar o combate em grande estilo com as execuções Glory Kill.

O sistema de modificação de armas está de volta – agora muito mais efetivo do que no jogo anterior. A maioria das armas – exceto a Super Shotgun e a BFG – pode receber até dois mods diferentes e

... cada um deles afeta os inimigos de variadas formas. Ao atirar uma Sticky Bomb na garganta do adversário conhecido como Cacodemon, por exemplo, ele fica atordoado instantaneamente. Já a arma Arbalest será muito útil na hora de enfrentar inimigos voadores. Os mods podem ser melhorados por meio de upgrades ao obter Pontos de Combate.

Vidas Extra

Uma novidade é o sistema de “vidas extra”, um curto período de invisibilidade que pode ser ativado em momentos em que o personagem morreria. As vidas extra são limitadas e devem ser encontradas nos mapas pelo jogador para poderem ser usadas. Ao ativar o recurso, o usuário tem a oportunidade de se reposicionar e voltar para o combate sem ser penalizado com a perda do seu progresso.

O game traz um novo recurso, chamado de Modo Invasão, que permite ao player invadir a campanha de outra pessoa na forma de um demônio.

Fases Mestre

Depois de dominar o gameplay de Doom Eternal, os jogadores podem encarar desafios extra nas Fases Mestre. Elas serão novas versões das fases, alteradas justamente para colocar a habilidade do jogador à prova. Elas estão disponíveis em todos os modos de dificuldade, mas só os mais habilidosos conseguem encarar esse desafio na Ultrapesadelo.

Modos Multiplayer

Battlemode

Doom Eternal terá um novo PvP 2v1 desenvolvido do zero pela id Software, chamado de Battlemode. Nele, dois jogadores controlam demônios, enquanto o terceiro é o Doom Slayer. Inicialmente, os demônios jogáveis são: Revenant, Pain Elemental, Mancubus, Marauder e Arch-vile. Cada um deles conta com habilidades próprias, assim como vantagens e desvantagens, e trabalham juntos para vencer o Doom Slayer.

O modo será lançado com mapas elaborados para criar combates mais dinâmicos, com portais, pads de salto e barras. Nesses combates, Doom Slayer terá acesso a todo o seu arsenal e todos os mods disponíveis. Ao matar um dos demônios, ele tem um tempo antes de poder voltar para a arena com metade da vida completa. O objetivo do Doom Slayer é justamente eliminar os dois antes desse limite de tempo. Entre cada round, todos os jogadores podem dar upgrades nos seus personagens para deixar a batalha ainda mais desafiadora.

Além do Battlemode, o multiplayer de Doom Eternal também inclui modos já conhecidos pelo público como o Team Deathmatch, Warpath (King of the Hill), Domination e Clan Arena.

Anúncios de DLCs

Até o presente momento, Doom Eternal não tem nenhum lançamento de DLC anunciado. Entretanto, já foi confirmado pela ID Software que o jogo recebe mais conteúdos para o modo single player, sem especificar que tipo de conteúdos extra serão adicionados à campanha do jogo.

Customização de Personagem

Em Doom Eternal, há diversas skins para personalizar o Doom Slayer, assim como animações e pódios que podem ser obtidos no decorrer do jogo. Depois de customizar o personagem, é possível tirar fotos com o Modo Foto da campanha Single Player. Já no Battlemode, além do Doom Slayer, os demônios jogáveis também podem ter o seu visual customizado.

Durante um período limitado, os assinantes do Twitch Prime podem obter o conjunto Coleção Mestre de DOOMicórnio Slayer. Para receber o traje é necessário linkar a conta do Twitch com a da Bethesda.net entre 20 de março e 21 de abril por meio deste link (https://bethesda.net/pt/account/linked-accounts).

A coleção inclui:

  • Visual “DOOMicórnio” para o Slayer
  • Variação de Visual “Pônei Roxo”
  • Variação de Visual “Égua das Sombras”
  • Pódio Base “Prado Mágico”
  • Pódio Supremo “Para aqueles que ousam sonhar!”
  • Animação de Posição “Ra-ta-tá Pocotó”
  • Animação Introdutória “Soco Cruzado”
  • Animação de Vitória “Encavalando”
  • Ícone de Jogador “O Amor Conquista Tudo”
  • Identificação e Título “Slayer Super Cintilante”

Requisitos de sistema

No dia 10 de março a Bethesda revelou a versão final dos requisitos de PC de Doom Eternal. Em comparação com os requisitos listados anteriormente, nota-se que o jogo passou por um processo de otimização, exigindo um pouco menos do que o esperado. A recomendação para os que querem jogar em 1080p a 60fps é uma GTX970. Veja abaixo os requisitos de sistema divulgados pela Bethesda:

Requisitos Ultra-Nightmare (2160p / 60 FPS / Ultra-Nightmare) ou (1440p / 120 FPS / Ultra-Nightmare)

  • Sistema Operacional: Windows 10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i9-9900K ou acima; ou AMD Ryzen 7 3700X ou acima
  • Memória RAM: 16GB
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti (11GB) ou AMD Radeon VII (16GB)
  • 50 GB de espaço livre no HD

Requisitos Recomendados (1440p / 60 FPS / High Quality)

  • Sistema Operacional: Windows 10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i7-6700K ou acima, ou AMD Ryzen 7 1800X ou acima
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 (8GB), RTX 2060 (6GB) ou AMD Radeon RX Vega56 (8GB)
  • Ou (1080p/ 60 FPS / High Quality) NVIDIA GeForce GTX 1060 (6GB), NVIDIA GeForce 970 (4GB), AMD RX 480 (8GB) Observação : Na GTX 970 apenas – coloque a Qualidade de Textura em Médio
  • 50 GB de espaço livre no HD

Requisitos Mínimos (1080p / 60 FPS / Low Quality)

  • Sistema Operacional: Windows 7/10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i5 @ 3.3 GHz ou acima, ou AMD Ryzen 3 @ 3.1 GHz ou acima
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 1050Ti (4GB), GTX 1060 (3GB), GTX 1650 (4GB) ou AMD Radeon R9 280 (3GB), AMD Radeon R9 290 (4GB) ou RX 470 (4GB)
  • 50 GB de espaço livre no HD

Doom ou Shadow Warrior Classic: qual o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo