A Cortana, assistente virtual do Windows Phone, pode chegar aos carros muito em breve. Depois de lançá-la para smartphones e computadores, a Microsoft procura montadoras parceiras para incluir a assistente virtual em veículos junto com a versão automotiva do Windows 10.

Como instalar a Cortana no Android? Veja como usar a assistente virtual do Windows no sistema da Google

No entanto, será que essa é mesmo uma boa escolha? Que vantagens e desvantagens a Cortana pode trazer para o seu carro? Confira a análise do TechTudo.

Cortana vai chegar aos carros em breve junto com o Windows 10 automotivo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Vantagens

- Navegue com mais facilidade

Um computador de bordo em um carro tende a ter uma grande vantagem: a navegação por mapas. Com a Cortana, o Windows 10 automotivo pode ser acionado a partir de comandos de voz, como o “Hey Cortana”, para ditar endereços, pedir alterações no trajeto ou consultar o tempo que falta até o destino.

Cortana pode ser usada para emitir alertas durante a navegação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A assistente virtual da Microsoft pode ter um papel bastante importante para fornecer dados sobre o trajeto para o usuário. Ao identificar um acidente, por exemplo, Cortana pode perguntar se o usuário deseja mudar de rota para escapar do congestionamento. Outra opção é localizar e sugerir restaurantes mais próximos quando o usuário dizer que está com fome ou mostrar o posto de gasolina quando o carro estiver sem combustível.

- Troque mensagens sem tocar no celular

Uma das grandes causas de acidentes em todo mundo é a digitação de mensagens de texto enquanto se dirige, já que a operação tira atenção do motorista no volante. Com integração com o Windows Phone e futuramente com Android e iOS, a Cortana pode atuar como intermediária na troca de mensagem enquanto se dirige.

Cortana pode enviar mensagens e e-mails tanto no celular como no computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por exemplo, ao receber uma mensagem de texto ou no WhatsApp, a Cortana pode fazer a leitura para o usuário caso ele deseje. Em seguida, a assistente pode questionar se deve ou não enviar uma resposta, que pode ser ditada pelo motorista. Assim, não seria necessário pegar o celular e se distrair com a digitação.

- Receba informações em tempo real

Assim como o

... >Google Now, a Cortana também trabalha com tópicos de interesses do usuário, que são definidos no momento da instalação. Nos carros, a assistente virtual poderá ler notícias ou dizer alertas importantes para o usuário no caminho de casa para o trabalho. Por exemplo, se o indivíduo torce para um determinado time de futebol, o placar poderá ser informado em tempo real pela assistente.
Cortana é capaz de entregar notícias e alertas de acordo com preferência do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Há ainda a possibilidade de que a Cortana lide com compromissos pessoais e profissionais. O Windows automotivo pode, por exemplo, informar o status de um vôo naquele dia ou no dia seguinte, dizer o próximo compromisso na agenda do usuário, adicionar uma nota na agenda, entre outros. Por fim, há a possibilidade de a assistente memorizar o local onde o carro foi parado e informá-lo na tela do celular.

Desvantagens

- Distrações

Embora a assistente virtual pode ser uma boa saída para distrações com a digitação, a Microsoft deve tomar cuidado para não transformar a Cortana em um recurso muito intrusivo. Afinal, se o recurso emitir alertas e fazer questões muito continuamente, o motorista tende a se distrair ou se concentrar menos no trânsito.

Cortana pode causar distrações se emitir muitos alertas para motorista (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outro ponto importante é que os comandos precisam ser mais intuitivos do que as versões para celulares e computadores, já que a atenção deverá ser menor. Sendo assim, a Microsoft deve trabalhar no aprimoramento da assistente virtual para não transformá-la em um problema de segurança ou em uma inconveniência.

- Gaste [ainda] mais Internet móvel

Se você já paga um valor alto na sua conta de celular, prepare-se para gastar ainda mais. Atualmente, a Cortana funciona apenas quando o computador ou o celular estão conectados à Internet. No Windows automotivo, a situação não deve ser muito diferente, já que será necessário apresentar dados atualizados sobre o tráfego.

Cortana dependerá do celular para acessar a Internet no Carro (Foto: Divulgação/Microosoft)

A provável ponte de conexão à Internet entre o seu carro e a Internet, nesse caso, deve ser o seu celular. Com o carro em movimento, a possibilidade de encontrar uma conexão Wi-Fi é bastante improvável. Já a compra de um chip para conexão 4G apenas para o computador de bordo não deve agradar a todos. Sendo assim, o Windows pode utilizar a rede do seu celular através de um cabo USB ou por Bluetooth.

O que você acha da Cortana? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

- Limitações de idioma e funcionalidades

Um dos grandes problemas da Cortana atualmente é a falta de suporte a diversos idiomas e regiões, incluindo o Brasil. Como a Microsoft trabalha com um sistema de funcionalidades locais, é possível que a assistente virtual chegue por aqui com funcionalidades capadas e sem suporte a diversas informações.

Cortana não está disponível em português e pode chegar limitada ao idioma (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Um dos pontos cruciais no uso da assistente no Brasil deve ser a precisão no reconhecimento de fala. Tanto na Siri como no Google Now, são bastante comuns os erros de compreendimento, especialmente quando o usuário tem um sotaque bastante carregado. Se a ferramenta não estiver bem calibrada, os comandos de voz poderão ser desastrosos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo