O Google está fora do ar para alguns usuários e não faz pesquisas na tarde desta sexta-feira (13). O serviço não exibe resultados para algumas buscas ou mostra apenas anúncios, em outros casos. Segundo o DownDetector, que monitora o funcionamento de plataformas na web, o site começou a apresentar problemas por volta das 15:45 e, desde então, está com erro. O bug no Google atinge diversos lugares, como Estados Unidos e alguns países da Europa. Apesar disso, a maioria das reclamações tem origem no Brasil, especialmente na região Sudeste.

Não é possível perceber um padrão para a falha nas buscas. Para algumas pesquisas, o Google não mostra resultados, enquanto para outras exibe apenas links patrocinados na primeira página. As respostas das buscas também variam de acordo com o termo e o dispositivo que faz a pesquisa, conforme os testes feitos pelo TechTudo. Entramos em contato com a assessoria do Google no Brasil, que confirmou o erro. “Estamos investigando relatos de um problema com a Busca do Google. Forneceremos mais informações em breve”, afirma o posicionamento da empresa.

De acordo com o Google Trends, serviço da empresa que monitora as buscas na web, na última hora, houve um aumento nas pesquisas relacionadas ao erro. Termos como "Google fora do ar", "Google bugado", "Google caiu" "Google com problemas" e "Google não pesquisa" tiveram um crescimento na própria plataforma.

Veja também: 7 truques e jogos escondidos no Google

Pelo Twitter, diversos usuários estão reclamando do erro, inclusive no Brasil. A maioria afirma que não tem retorno para as pesquisas no Google e que a página de resultados fica em branco. Apesar dos relatos na Internet, a página de Status de serviços de empresa não indica problemas na plataforma. A falha deve se algo pontual e deve ser solucionada em breve. Veja, abaixo, algumas reclamações de usuários:

Por enquanto, não há nada que se possa fazer para corrigir o erro nas buscas do Google. O curioso é que, em alguns casos, embora a primeira página não mostre resultados, as respostas aparecem normalmente a partir da segunda página.

... Então, caso o serviço esteja com erro para você, vale tentar verificar as páginas seguintes da pesquisa. Se ainda assim, sua pesquisa não for atendida, você pode tentar outros buscadores, como o DuckDuckGo e o Ecosia.

Como atualizar o Google Play Services no meu celular? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo