Catherine Full Body é um jogo de aventura com quebra-cabeças que tem temas adultos, envolvendo relacionamentos, traições e até mesmo relações sexuais. O personagem central, Vincent, é sempre confrontado com dilemas morais a respeito de sua vida e precisa lidar com pesadelos diante disso – estes pesadelos são quebra-cabeças em que o jogador controla o “herói”, em busca da saída.

O game para PlayStation 4 (PS4) funciona como nova versão de um título mais antigo, disponível em outros consoles. No tutorial a seguir, veja o passo a passo de como jogar Catherine Full Body, jogo "polêmico" sobre temas adultos e traição.

Quer comprar, jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Uma única jogabilidade

O lado bom de Catherine Full Body é que ele é um game “simples”, pois há apenas um tipo de jogabilidade. As cenas de história não possuem interação do jogador e é preciso controlar Vincent somente dentro das fases dos pesadelos, que são quebra-cabeças no estilo de games clássicos. O objetivo é sempre subir uma escada bizarra.

Funciona da seguinte forma: blocos bizarros formam uma espécie de subida, que dá a Vincent o acesso à saída do pesadelo e também ao fim da fase. São muitos estágios até o final, com diferentes configurações visuais e variedade de desafios.

Saiba mais: assista ao vídeo abaixo sobre o jogo Bully

Como jogar, de fato?

Os controles são os mais tradicionais possíveis: os botões direcionais controlam Vincent na movimentação de cada bloco em Catherine Full Body, para os lados, para cima ou para baixo. É preciso tomar cuidado apenas para não cair no abismo, caso contrário, será perda de vida e reinício da fase.

Eventualmente, é possível arrastar blocos para mudar seu posicionamento, pressionando e segurando o botão X, movimentando os direcionais ao mesmo tempo, para onde deseja arrastar ou empurrar o bloco. Nem todos permitem tal movimentação, porém – normalmente somente os na cor cinza.

Uso de itens

Ao longo das fases de Catherine Full Body, itens aparecem para ajudar Vincent em sua subida. Eles são de efeitos variados. Veja, a seguir, o que cada um faz e como pode auxiliar o usuário durante as partidas:

  • Bíblia (Bible) – Mata todos os inimigos na tela no momento que é usado;
  • Travesseiro Místico (Mystic Pillow) – Permite tentar a fase de novo se cair, de onde parou;
  • Bloco Branco 3x3 (3x3 White Block) – Cria blocos no esquema 3x3, dentro da fase;
  • Sino (Bell) – Transforma blocos especiais em blocos comuns;
  • Bebida Energética (Energy Drink) – Vincent pode pular dois blocos, em vez de um.

Os itens são obtidos ao longo das fases e podem ser mantidos um por vez. Quando pega outro, o anterior é substituído.

Modo automático

Ca

... so esteja tendo problemas para vencer alguma fase, não tenha medo, ative o modo automático de Catherine Full Body. Desta forma, o jogo fará Vincent subir sozinho, sem que você precise tocar no controle.

Isso, é claro, tira a graça do jogo e todo o desafio que ele deveria apresentar, mas é uma forma de avançar na história mais facilmente, para aqueles que estão apenas interessados no enredo e não querem perder tempo nos quebra-cabeças.

Conhece outros jogos polêmicos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo