O mercado global de PCs não tem estado propriamente mau. No entanto, em 2020 as vendas deverão sofrer uma queda. É que a procura está a decrescer devido à saturação do mercado e falta de novidades. Para além disso, o coronavírus também poderá ter um impacto na capacidade de produção em pelo menos dois terços.

Mercado global de PCs deverá sofrer queda de 3.4% em 2020

Olhando para a previsão feita pela empresa de estudos de mercado, Canalys, os envios para distribuição deverão cair 3.4% este ano. Isto se as coisas até correrem bem. No entanto, se o coronavírus continuar a fazer estragos este número poderá crescer. Dito isto, pode chegar aos 8.8%.

O cenário mais negro poderá ocorrer na China. É que neste país as vendas poderão cair 12.2%, ou pelo menos 3.8% no melhor cenário.

Para colocarmos esta informação em números, as vendas totais de PCs vendidos em 2019 chegaram aos 396 milhões de acordo com a Canalys. Este ano deverão situar-se entre as 362 e os 382 milhões de unidades.

Este impacto será mais dramático no primeiro e segundo trimestre, com os envios para distribuição a diminuirem 10 e 9%, respetivamente. Quanto à capacidade de produção, em Fevereiro, deverá ser entre os 30 a 35% no melhor cenário. No pior, deverá situar-se entre os 20 ou 25%. Eventualmente tudo deverá estabilizar em Março caso o coronavírus fique mais calminho. Claro que esta situação infecciosa também poderá manter-se e tudo só melhorar em Maio.

No entanto, quando caminharmos para o final do ano, as condições do mercado global de PCs deverão melhorar significativamente à medida que a procura aumenta e a capacidade de produção também. Assim, a Canalys prevê um aumento de 17% ano-a-ano no quatro trimestre, seguido de um tímido crescimento de 0.3% em 2021.

De facto, o coronavírus continua a ter um forte impacto na indústria da tecnologia, considerando que muitos produtos são produzidos na China. Aliás a Apple está também a sofrer com este problema que deverá conduzir ao adiamento do iPhone 9. Do mesmo modo, as atualizações Xiaomi deverão começar a chegar aos equipamentos de forma mais lenta.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].