Pagar contas com os olhos: essa é a proposta do primeiro smartphone do mundo que utiliza um leitor de íris para realizar autenticações, inclusive para pagamentos mobile. A Fujitsu e a operadora de telefonia móvel japonesa NTT DoCoMo anunciaram nesta quarta-feira (13), o lançamento do Arrows NX F-04G. Uma novidade e tanto para o mercado.

iPhone 6S e 6S Plus terão 2 GB de memória e câmera de 12 MP, diz analista

Smartphone Arrows NX F-04G tem tecnologia de autenticação através dos olhos (Foto: Reprodução/Fujitsu )

O aparelho tem um sistema parecido com o Apple Pay e o Samsung Pay, onde os usuários podem fazer pagamentos de compras pelo celular. Porém, a identificação acontece não com uma senha ou com a leitura da sua digital, mas sim realizando a análise da íris do usuário.

 iPhone 6 ou Galaxy S6: qual comprar? Veja o que estão comentando no Fórum TechTudo

O Arrows NX F-04G também pode fazer esta checagem de olhos quando o usuário quiser desbloquear o aparelho. É um pouco mais complicado do que o normal, mas é também muito mais seguro. Certamente ninguém que não seja o dono do aparelho irá conseguir desbloquear o smartphone.

DoCoMo e Fujitsu lançam smart com leitor de íris no Japão (Foto: Divulgação/DoCoMo)

O hardware do smart tem configurações interessantes, com tela de 5.2 polegadas quadHD, Android 5.0(Lollipop),

... 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna. Ele ficará restrito ao mercado asiático, mas caso o feedback do novo leitor de íris seja positivo, não há motivos para descartar a chegada dele a outros smarts de grandes companhias internacionais.

O vídeo abaixo mostra como o sistema funciona:

Via Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo