Escolher o tamanho de TV ideal para sua casa é uma tarefa importante. Marcas como Samsung, LG, TCL, Sony e Philco, entre outras, oferecem opções com telas de 32" a até mais de 86 polegadas para comprar no Brasil. Dessa forma, o usuário precisa considerar detalhes como as medidas do aparelho, do ambiente e do móvel ou posição do televisor.

Até mesmo a distância entre a tela e quem está assistindo merece ser levada em conta para evitar prejuízos e também garantir o maior conforto na hora de curtir a TV nova. Outros cuidados, como escolher uma tecnologia de tela adequada a salas mais abertas, ou que sacrifiquem ângulo de visão para uma imagem superior, também são fundamentais. Confira as dicas do TechTudo nas linhas a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1: cheque as medidas

Tomar as medidas do lugar onde você precisa instalar a TV é algo importante em alguns casos, sobretudo para unidades que serão montadas em móveis com tamanho (e até limite de peso) mais restritos, ou mesmo em cômodos menores.

Medir o espaço precisa considerar não apenas altura e comprimento do televisor, mas também a profundidade, considerando ainda as distâncias necessárias para dar conta de sistema de som, console de videogame outros acessórios.

Lembre-se também de considerar os pés do televisor em relação ao móvel em que você pretende montá-lo: evite designs que extrapolam a área do móvel para evitar riscos, já que qualquer sobra aqui pode ser um convite para acidentes: é fácil que algo acabe enroscando e derrubando o televisor com o tempo.

Passo 2: decida o tamanho da tela

Há uma relação importante entre tamanho de tela e distância que você ficará do televisor para determinar a faixa de resolução e a quantidade de polegadas mais recomendada da tela.

Em geral, são recomendadas TVs de 55 polegadas para distâncias de 2,1 a 4,2 metros e de 60 polegadas para 2,2 a 4,6 metros. Conforme você aumenta a distância, aumenta também o tamanho da TV: a ideia é encontrar o equilíbrio ideal entre a percepção de qualidade de imagem sem que o televisor seja tão grande que você não consiga ver a imagem toda no seu campo de visão.

Há calculadoras online que permitem que você faça contas, considerando a distância do sofá ao televisor, o tamanho de TV e até a resolução ideal para cada uma dessas situações. Nosso guia também pode ser interessante para ajudar na hora de fazer essas contas.

Passo 3: a resolução do display

A resolução é importante porque define o nível de detalhe da imagem. Se você sentar mais afastado da TV, a chance é grande de que tenha muita dificuldade em notar diferença entre 4K e Full HD, por exemplo.

Entretanto, televisores Full HD são menos comuns hoje, de forma que você deve considerar a resolução apenas se acabar em dúvida entre um modelo 4K e um Full HD.

Passo 5: tipo de painel

Este detalhe pode passar despercebido, mas acaba se revelando fundamental: há tipos de tela que favorecem o uso de televisores em espaços abertos, em que pessoas assistirão em ângulos mais abertos, e há televisores que oferecem melhor qualidade de imagem, mas acabam restringindo o ângulo de visão.

Se a sua nova TV vai para a sala de estar e será usada por várias pessoas ao mesmo tempo, sentadas em ângulo mais aberto em relação à tela, pode ser interessante ficar de olho em modelos com tela IPS. Equipamentos assim se ajustam melhor a esse tipo de uso.

Já o painel tipo VA promete contraste melhor – o que, no fim das contas, está associado com uma imagem superior – m

... as o ângulo de visão é ruim. No fim das contas, se a TV é para o quarto ou para algum uso em que não seja necessário assegurar a experiência de quem senta pelos cantos, o painel VA pode ser a melhor escolha.

Por fim, se o orçamento permitir, você pode escapar de toda essa discussão investindo em telas com tecnologias mais avançadas, como QLED, MicroLED e OLED, ambas capazes de combinar o melhor dos dois mundos.

Qual a melhor TV 4K? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo