O Google suspendeu temporariamente o web app criador e editor de mapas para o Google Maps. A decisão de remover o serviço de edição de conteúdo veio após a polêmica brincadeira de algum usuário que editou um mapa no Paquistão e colocou o robô do Android “fazendo xixi” na maçã da Apple.

Google Maps: lista tem 15 hacks inusitados que você precisa conhecer

Segundo Pavithra Kanakarajan, gerente de produto do Google Map Maker, a plataforma está experimentando ataques de spam ao longo dos últimos meses e o incidente mais recente foi "particularmente preocupante e lamentável". A executiva não citou diretamente o caso que envolveu a logomarca da Apple. Entretanto, afirmou que, como consequência, está suspensa a aprovação automática e a moderação por parte dos usuários em todo o mundo, até que sejam descobertas novas maneiras de adicionar mecanismos mais inteligentes para evitar trolls e novos incidentes nos mapas.

Android em "posição polêmica" causou repercussão negativa (Foto: Reprodução/Google Maps)

O MapMaker já tem um aviso na sua homepage alertando que a partir desta terça-feira (12), ele vai ficar indisponível. A mensagem, porém, diz “temporariamente”. Em post explicando a decisão, o Google deixa claro que isso é apenas para corrigir as falhas e evitar que este tipo de brincadeira se repita. Após as correções necessárias, o serviço vai voltar. Isso deve acontecer "o mais rápido possível".

“Estamos analisando o problema e fizemos muitas mudanças. Porém, está claro que consertar tudo vai demorar mais do que alguns dias”, explicou Kanakarajan, em post oficial no fórum do Google. Ainda de acordo com a ela, todas as últimas edições estão passando por um processo de revisão manual.

MapMaker vai ser suspenso a partir desta terça-feira (12) de maio (Foto: Reprod
... ução/Aline Jesus)

A repercussão negativa do caso foi enorme, principalmente por não ser a primeira edição polêmica no Google Maps. Em abril deste ano, foi criado um local apontado como esconderijo de Edward Snowden no meio da Casa Branca, nos Estados Unidos. O robôzinho “fazendo xixi” na maçã, é claro, já foi retirado do Maps, mas você pode lembrá-lo no Fórum do TechTudo, onde assunto rendeu comentários.

Via TNW

Como usar o Google Maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo