Fortnite ganhou novas regras para os seus campeonatos. A Epic Games divulgou na última segunda-feira (20) uma nota com normas para os seus torneios em 2020. De acordo com a desenvolvedora, o intuito da medida é aumentar a integridade do cenário competitivo Battle Royale. Por meio do sistema de denúncias presente no jogo, os players também poderão reportar ações suspeitas dos adversários em qualquer modo. Quem desrespeitar as regras do game pode ter sua conta banida para sempre.

A medida da desenvolvedora chega depois de um 2019 polêmico. Na última temporada, diversos escândalos de trapaças (e falta de punições para os trapaceiros) marcaram os torneios de Fortnite. As novas regras, no entanto, também já são alvo de críticas de diversos por players, como o streamer Tyler “Ninja” Blevins. Entenda, a seguir, a nota da Epic Games e a sua repercussão na comunidade.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Polêmicas em 2019 e novas regras

Muitos jogadores já foram banidos ou suspensos de Fortnite por agirem contra a proposta do game. Na última temporada, os torneios foram palco de diversos casos envolvendo jogadores agindo em conjunto com adversários, evitando combates intencionalmente ou comunicando de formas verbais ou não verbais, por exemplo.

Um dos casos mais polêmicos aconteceu com os jogadores Damion "XXiF" C. e Ronaldo "Ronaldo" Mach. A dupla foi suspensa das qualificatórias da Copa do Mundo de Fortnite por 14 dias por ter agido em conjunto em uma partida no modo solo, o que é proibido. Por mais que tenham sido advertidos, Ronaldo e XXiF conseguiram se classificar para o torneio no modo de duplas, o que gerou revolta na comunidade.

A nova medida da Epic Games chegou para tentar evitar esse tipo de situação. Assim, a partir deste ano, a desenvolvedora prometeu que fará um rígido monitoramento das partidas do Modo Competitivo em todos os servidores disponíveis e, caso necessário, tomará atitudes contra os jogadores que descumprirem suas regras.

O tema mais destacado na nota da Epic Games foi "Conspiração". O termo cita atitudes praticadas por dois ou mais jogadores em uma partida competitiva de qualquer modo. Veja, a seguir, os tipos de conspirações citados pela Epic Games.

  • Associação Paralela

Ação efetuada quando jogadores de equipes diferentes se unem para trabalhar em uma mesma partida. Provavelmente um dos casos mais antigos das partidas de Fortnite, a "Associação Paralela" é uma prática presente até em partidas casuais.

  • Movimento Planejado

O "Movimento Planejado" é a queda em lugares específicos do mapa planejada por dois ou mais jogadores adversários. Movimentações conjuntas no mapa sem intenções de prejudicar o oponente também são consideras ilegais.

  • Comunicação

Enviar sinais verbais ou não verbais para se comunicar com adversários agora é considerado ilegal no cenário competitivo de Fortnite. Ao longo de 2019, os jogadores usaram diversos recursos para enviar sinais pacifistas aos oponentes durante as partidas. Golpear com a picareta, fazer gestos, lançar brinquedos ou pular foram categorizados como formas de comunicação.

  • Transferência de Itens

Não é permitido soltar itens intencionalmente para que um adversário os colete. A prática é muito comum no início das partidas, quando jogadores adquirem um loot melhor que o do oponente.

...

Repercussão na comunidade

Um dos maiores streamers do mundo e membro ativo na comunidade de Fortnite, Ninja se pronunciou em seu Twitter sobre esses possíveis gestos.

"Eu consigo entender onde a Epic quer chegar, já que um espectador pode achar estranho ver times e jogadores rotacionando sem atirar enquanto balançam a picareta, mas sem itens próprios para rotacionar, os jogadores profissionais sabem qual é a hora certa do embate. Além disso, saltar? Essa é a melhor forma de desviar dos rifles de precisão", disse Ninja.

O streamer criticou a falta de possibilidade de se movimentar com liberdade pelo mapa do jogo. Após o lançamento do Capítulo 2, a Epic retirou muitos itens que ajudavam os jogadores a efetuarem esses movimentos, o que acabou impedindo que os players tenham mais fluidez durante o jogo.

Benjyfishy, outro streamer e jogador profissional de Fortnite, concordou com Ninja e também se pronunciou nas redes sociais.

"Isso não vai funcionar, a não ser que uma boa movimentação seja adicionada no jogo, caso contrário o game se tornará completamente aleatório, é insano, se você não for cercado, morrerá nos momentos finais do jogo", declarou.

Da mesma forma que Ninja reclamou da falta de liberdade para se movimentar do mapa, Benjyfishy comentou que o jogo passa por uma fase de disputas aleatórias, gerando experiências frustrantes aos jogadores que não têm possibilidade de revidar as emboscadas.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo