"Iti malia" é uma expressão usada na Internet para descrever coisas muito fofas ou se referir de forma carinhosa a alguém querido. Se você usa as redes sociais com frequência, provavelmente já reparou que imagens de filhotinhos e bebês costumam vir acompanhadas dessas palavras. O termo é derivado da expressão "Vixi Maria" e sua pronúncia a fala de uma criança pequena.

Apesar de "iti malia" derivar de "Vixi Maria", as expressões não compartilham exatamente o mesmo significado. Variação popular de "Virgem Maria", o termo "Vixi Maria" é tradicionalmente usado entre os brasileiros para indicar espanto e surpresa. "Iti malia" segue o mesmo sentido, mas indica um "espanto de fofura".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A expressão começou a virar meme nas redes sociais após a publicação de uma imagem que mostrava a Mônica, personagem do cartunista Maurício de Sousa, em sua versão bebê, sentada de frente para um computador com a frase "iti malia". Dados do Google Trends mostram que, a partir de junho de 2018, houve um aumento repentino nas buscas pelo termo "iti malia mônica".

Com o tempo, o meme deixou de servir apenas para expressar fofura e passou a ganhar um sentido romântico quando alguns usuários começaram a dizer "queria ser o iti malia de alguém". Em outras palavras, eles gostariam de ser o crush ou namorado de outra pessoa.

... >

Prova disso é a música "Iti malia", do cantor mirim Enzo Rabelo. Inspirada no meme, a canção romântica foi lançada em agosto e fez as buscas pelo termo aumentarem, conforme apontam dados da ferramenta de monitoramento de pesquisas do Google.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo